Salve brejeiros! O concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn chega a sua quinta edição em uma época muito especial da marca, 12 anos de história, nós do Brejada fomos conferir a final do concurso que traz novidades para o competidores, kit de colecionador, além de mostrar que foi o grande vencedor. um pouco sobre a história do concurso e uma entrevista exclusiva com Juliano Mendes, o criador desta magnifica cervejaria.

Mestre Cervejeiro Eisenbahn – O concurso

 

O concurso teve sua primeira edição em 2007, com o intuito de descobrir cervejeiros caseiros de talento, foi organizado pelo especialista de cervejas Xavier Depuydt, as cervejas enviadas tinham estilo livre e a avaliação era feita por uma banca de juízes com avaliações as cegas. O grande vencedor desta edição foi Leonardo Botto com sua Dama do Lado, uma Belgian Dark Strong Ale e produziu 3 mil litros de sua criação na fábrica da Eisenbahn em conjunto com Gerhard Beutling.

dama do lado ricardo-botto

 

A grande mudança na segunda edição foi a obrigatoriedade do envio de um estilo único para o concurso, Robust Porter foi o estilo escolhido e o grande vencedor foi Ivan Steinbach,a partir desta, todas tinham estilo defino e avaliação para dos jurados.

concurso eisenbahn2

 

Mestre Cervejeiro Eisenbahn – Edição 2014

mestre cervejeiro 2014

 Em sua quinta edição o concurso trouxe algumas novidades interessantes, a principal delas e muito pedida pelos cervejeiros caseiros é o feedback de suas cervejas, tanto a análise química como a avaliação dos jurados é enviada para os concorrentes e finalistas. Outra novidade foi a presença ilustre do guru das cervejas Jeff Evans como jurado, um dos especialistas de cerveja mais reconhecidos do mundo, escritor profissional de cerveja desde 1980, foi editor do best-seller Guia do CAMRA Boa Cerveja, produzindo a bíblia para amantes da cerveja por oito sucessivas e bem sucedidas edições. Também escreveu oito edições do Guia da Boa Cerveja Engarrafada, além de outras publicações reconhecidas como O Livro do Conhecimento da Cerveja e Uma Cerveja por Dia. o concurso bateu recorde de inscrições batendo 1000 inscritos.

Mestre Cervejeiro Eisenbahn – Jurados

[tab name=”Gerhard Beutling”]

GERHARD BEUTLING

MESTRE CERVEJEIRO EISENBAHN

O alemão radicado no Brasil Gerhard Beutling, um dos mestres cervejeiros mais premiados do país, iniciou sua carreira como aprendiz de mestre cervejeiro em junho de 1971, na Cervejaria Brahma. Três anos mais tarde, em 1974, voltou para a Alemanha e iniciou um curso na Universidade Técnica de Munique-Weihenstephan, de um ano e dez meses, e depois mais um ano na Doemens Akademie, duas das principais instituições educacionais e de consultoria para produção de cerveja na Alemanha. Lá, ele se formou, em 1977, mestre cervejeiro, título este, inclusive, conquistado perante a Câmara da Indústria e Comércio de Munique e Baviera. Voltou para o Brasil em agosto do mesmo ano e continuou trabalhando na Cervejaria Brahma até 1996, quando deixou a indústria cervejeira.Em 2002, a convite de Eisenbahn, ele voltou ao mercado e assumiu a função de mestre cervejeiro da marca. Desde então, são 12 anos à frente da cervejaria, onde participou da criação de 19 rótulos diferentes (14 cervejas Eisenbahn, 4 rótulos do Concurso Mestre Cervejeiro e 1 Eisenbahn Especial 10 anos). Nesse período, as cervejas produzidas pela Eisenbahn receberam mais de 50 prêmios internacionais, consolidando-o como um dos principais nomes da indústria cervejeira.

[/tab]

[tab name=”Luis Celso Jr”]

LUIS CELSO JR.
SOMMELIER, JORNALISTA E BLOGUEIROLuís Celso Jr. é jornalista, sommelier de cervejas e blogueiro do BarDoCelso.com, blog criado em 2006 que é uma das referências no assunto no Brasil.Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é especializado em jornalismo digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais de São Paulo (IICS), tendo atuado por mais de 8 anos nessa área no jornal Gazeta do Povo, do grupo GRPCom, afiliado da Rede Globo no Paraná.Ao longo da sua carreira, também se especializou em cervejas, cobrindo o assunto, julgando campeonatos e fazendo diversos cursos. É Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers e Mestre em Estilos de Cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil.Escreve para diversas publicações especializadas no assunto e assina a coluna Bar do Celso na revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo.Em março de 2014, conquistou o 3º lugar no 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Cervejas.Hoje atua como autônomo prestando serviços tanto na área de comunicação quanto da bebida, como consultorias, palestras, cursos, aulas e trabalhos de sommelieria, desde a preparação de cartas de cervejas até condução de eventos.É professor do Instituto da Cerveja, da Beer Academy, do curso de Administração dos Negócios da Cerveja da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e da Pós-Graduação em Produção e Avaliação de Conteúdo para Mídias Digitais da Universidade Positivo (UP).

[/tab]

[tab name=”Daniel Wolff”]

DANIEL WOLFF

SOMMELIER E JUÍZ INTERNAC. DE CERVEJAS

Daniel Wolff é sommelier de cervejas, juiz internacional de cervejas e proprietário da rede de franquias de lojas de cervejas Mestre-Cervejeiro.com.
Já prestou consultoria para veículos como a Folha de São Paulo,Isto É, Prazeres da Mesa, Band News FM, Zero Hora, Gazeta do Povo, Portal iG, Revista Cavallino (Ferrari do Brasil), USP FM, CBN Curitiba, e entre outros. Além disso,Wolff ministra palestras, degustações, harmonizações em todo o Brasil, tanto em eventos fechados para empresas, que oferecem aos seus parceiros, como para escolas de gastronomia e eventos abertos ao público.

[/tab]

 

[tab name=”Antonio Petto Jr”]


ANTONIO PETTO JR
SOMMELIER E MESTRE EM ESTILOS DE CERVEJASSommelier e mestre em estilos de cervejas, palestrante e editor do instagram @breja_do_dia onde apresenta uma cerveja diferente por dia, além de suas experiências ligadas ao universo cervejeiro como viagens, cursos e degustações.

[/tab]

 

[tab name=”Edu Passarelli”]

EDU PASSARELLI

SOMMELIER E EMPRESÁRIO

Empresário, autor do blog http://edurecomenda.blogspot.com, sócio do Aconchego Carioca, colunista da revista Prazeres da Mesa,

[/tab]

[tab name=”Juliano Mendes”]


JULIANO MENDES

SÓCIO/DIRETOR DE VENDAS E MARKETING

Experiência Profissional
• Cervejaria Sudbrack Ltda. (Cervejaria Eisenbahn)
2002 a 2008: Sócio Fundador e Diretor de Vendas e Marketing
• Grupo Schincariol (hoje Brasil Kirin)
2008 – Gerente de Marketing Cervejas Especiais – Baden Baden, Devassa e Eisenbahn
• Mendes Assessoria em Marketing Ltda.
2009 até o presente: Sócio-Gerente – Consultoria em Marketing para o mercado de
cervejas especiais para a Brasil Kirin
• The Basement English Pub
2009 até o presente: Sócio-Gerente – pub inglês instalado em Blumenau
• Copa & Cia
2012 até o presente: Membro do Conselho Consultivo
• Laticínios Pomerode (Kraeuterkaese e Vermont)
2013 até o presente: Sócio e Diretor de Vendas e Marketing
[/tab]

[tab name=”Mauricio Beltramelli”]


MAURICIO BELTRAMELLI
SOMMELIER E MESTRE EM ESTILOS DE CERVEJAS
Mauricio Beltramelli é autor da consagrada obra de referência “Cervejas, Brejas & Birras – Um Guia Completo para Desmistificar a Bebida Mais Popular do País”. Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação formado em 2010 pelo Siebel Institute of Technology (Chicago – EUA) e Sommelier de Cervejas formado em 2010 pela Doemens Akademie GmbH (Munique, Alemanha) em parceria com o SENAC-SP, é docente do Science of Beer Institute na disciplina Formação de Sommeliers de Cerveja.
Jurado internacional de cervejas, é sócio fundador, editor e redator do site BREJAS, o maior portal exclusivo sobre cervejas na internet, hoje com mais de 170 mil visitas mensais, de 117 mil usuários distintos. Neste sítio, já degustou, avaliou e resenhou mais de 1.000 cervejas de mais de 35 países e redigiu mais de 600 artigos inéditos sobre cerveja.
É sócio-proprietário do Bar Brejas, de Campinas (SP), referência nacional em varejo de cervejas especiais, o qual está se expandindo para se transformar em rede de estabelecimentos franqueados.
É palestrante e consultor diplomado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Campinas), colunista fixo do programa “Pão e Cerveja”, veiculado pela rádio CBN de Belo Horizonte (MG) e participa, como consultor e entrevistado, de matérias sobre cerveja em veículos como as revistas VEJA, IstoÉ, Superinteressante, bem como os jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde (SP), O Estado de S. Paulo e inúmeros outros. Já empreendeu mais de 20 viagens à Europa, Estados Unidos e Canadá com o fim de visitar cervejarias, participar de concursos e festivais cervejeiros, bem como degustar cervejas e pesquisar sobre as escolas cervejeiras internacionais.
[/tab][tab name=”Peter Ehrhardt”]


PETER EHRHARDT
MESTRE CERVEJEIRO E PROFESSOR
Desde 1969: Mestre Cervejeiro.
23 anos Professor na escola Doemens em Munique para formação de Mestres Cervejeiros.
Ago/1992 à Dez/1996: Coordenador na construção de escola para cervejeiros técnicos no SENAI-Vassouras/RJ.
Fev/1997: Responsável pela criação e gerenciamento do Laboratório Central de Controle de Qualidade e também pela área de Pesquisa & Desenvolvimento na Schincariol-Itu/SP.
Desde Jan/2014: Consultor na Brasil Kirin

[/tab]

[tab name=”Raphael Rodrigues”]

RAPHAEL RODRIGUES
SOMMELIER E MESTRE EM ESTILOS DE CERVEJAS
Raphael Rodrigues, sou jornalista especializado em Cervejas, formado pelo Instituto da Cerveja nos cursos de Sommelier e Mestre em Estilos e criador do blog All Beers, que completou cinco anos em 2014 e atualmente é parte integrante do Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Paladar. [/tab]

[tab name=”Sady Homrich”]


SADY HOMRICH
BATERISTA E ENGENHEIRO QUÍMICO
Sady Homrich, 50, é baterista da banda Nenhum de Nós, Engenheiro Químico. Atende pela alcunha de Burgomestre e vem se especializando em cervejas desde a primeira brassagem caseira, nos idos de 1983.

Desde o início da banda, há 28 anos, viaja pelo Brasil tocando e conhecendo cervejas, cervejarias e seus personagens.

Gosta de vários estilos de cerveja e respeita todos. Por questões familiares tem leve preferência pela escola germânica, pois foi com seu tio-avô que tomou os primeiros goles comentados. Mas admira todas as vertentes e, dentre os guias de estilo, prefere o “show me the beer”, ou seja, “mostre-me a cerveja”: se houver prazer ao bebe-la, sua missão foi cumprida.

Jurado desde o terceiro Concurso Mestre-cervejeiro Eisenbahn, ao brindar com os amigos sempre lembra: QUE A FONTE NUNCA SEQUE!!!

[/tab][end_tabset]

Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2014 – Finalistas e Vencedor

finalistas mestre cervejeiro eisenbahn

Cinco foram os finalistas da quinta edição:

Finalistas:
Lucas Artése Dominguito
Marcus Vinicius Bernardi Miguel
Wellington Fioravante Salomão
Anderson Faller
Fernando Henrique Cherem Ferreira Angelo

O grande vencedor da noite foi Anderson Faller, com sua primeira brassagem de uma Belgian Blond Ale.

“É inacreditável. Me sinto no ponto alto como o vencedor deste concurso. Não dá para imaginar! A emoção já foi muito grande quando me ligaram para avisar que eu estava entre os cinco finalistas. A cerveja ficou muito boa, mas como sou do interior não imaginava que iria chegar aqui. Eu não queria mandar, mas minha namorada me incentivou muito. Foi a 18ª cerveja artesanal que fiz e a primeira no estilo Belgian Blond Ale”, afirma o vencedor do 5º Concurso Mestre Cervejeiro, Anderson Faller.

Aproveitamos para entrevistar o vencedor e o gerente de Marketing da Eisenbahn para falar sobre o concurso:

[embedplusvideo height=”360″ width=”640″ editlink=”http://bit.ly/1wtKi0I” standard=”http://www.youtube.com/v/mzXwgH_FDkk?fs=1″ vars=”ytid=mzXwgH_FDkk&width=640&height=360&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep7372″ /]

 

Mestre Cervejeiro Eisenbahn – Kit c/ vencedoras do Concurso

Para comemorar o sucesso do concurso a Eisenbahn lançou em um único kit os 4 rótulos dos vencedores anteriores da competição:

 

12 anos de Eisenbahn

eisenbahn 12 anos

A quinta edição do evento também marca um momento muito especial da cervejaria, pois há poucos meses a mesma havia feito 12 anos de história, aproveitamos e entrevistamos o grande criador da marca e que atualmente presta consultoria para a Eisenbahn, Juliano Mendes:

[embedplusvideo height=”360″ width=”640″ editlink=”http://bit.ly/1wtLL75″ standard=”http://www.youtube.com/v/qvMYGg2_R8c?fs=1″ vars=”ytid=qvMYGg2_R8c&width=640&height=360&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep7137″ /]

Por hoje só pessoal, vamos finalizar a noite com um brinde de Eisenbahn Lust e Cheers!