Profissões Cervejeiras – Empreendedor de Loja Online de Cervejas

Você quer pagar menos pela sua cerveja? Você já pesquisou preços de cerveja pela internet? Logo de início eu afirmo: financeiramente vale a pena comprar pela internet! E do outro lado? Vale a pena você investir como nesta forma de venda? Quais serão os seus desafios? Quais as suas vantagens? Passou o Black Friday e logo virão ofertas de Natal… como você pode competir? Além de divagar sobre o assunto, eu fiz algumas compras-teste em 3 diferentes lojas virtuais e contarei minha experiência pra você.

Se você pensa em abrir uma loja virtual de cervejas vou dizendo de cara, é possível, mas não é fácil. Existem diversos motivos:

Empreendedor de Loja Online – Margem de Lucro

lucro cerveja

A primeira é a margem de lucro, que normalmente é baixa. Para você entender, os grandes mercados normalmente trabalham com um markup de menor, em torno de 15% a 20%, nas lojas virtuais o markup gira em torno de 50%, os empórios de 60% a 80%, os bares e restaurantes 100%. Antes que você fique bravo comigo dizendo que em tal lugar o markup é diferente das que acabo de mencionar, gostaria de deixar claro que são estimativas, ou seja, vai variar, afinal de contas não existe uma regra, além disso, existe o próprio mercado balizando os valores.

Voltando ao assunto, a primeira dificuldade que você terá é ser competitivo, ou seja, a sua margem não será grande. E isso te levará a segunda questão: para valer a pena, você precisa ter um grande volume de venda. Para você atingir este volume de venda precisará:

[tab name=”Marketing Digital”]

Empreendedor de Loja Online – Trabalhar com marketing digital profissionalmente

social-media-icons-2009-nov-4

Então você precisa ter acesso a profissionais capacitados tanto nas ferramentas de marketing, quanto no uso delas no mercado específico das cervejas.

[/tab]

[tab name=”Plataforma de vendas”]

Empreendedor de Loja Online – Plataforma de Vendas

Post Via Gadgetblog.it

Você precisa investir em uma plataforma de venda que cumpra com quesitos básicos de segurança, fácil navegação, design bonito (aqui depende do gosto do freguês :-D), e com disponibilidade de várias formas de pagamento. E pense na integração de sua plataforma com sistemas de operadoras de cartão, transportadoras, etc.

[/tab]

[tab name=”Atendimento”]

Empreendedor de Loja Online – Atendimento

beer telephone

 

 

Excelente (pronto) atendimento. Não é emergência de hospital, mas imagine que seu cliente é seu paciente e precisa ser bem atendido. Afinal de contas estamos falando de ótimas cervejas e ótimo atendimento.

[/tab]

[tab name=”Logística”]

Empreendedor de Loja Online – Parceiros logísticos.

loja online

A entrega sempre foi um desafio no país. O custo é alto e pode ser a diferença de escolha do consumidor. Mais uma vez se você tiver volume de venda, será mais fácil negociar com transportadoras. A entrega pode ser o seu maior problema se você não estiver preparado. E estar preparado significa ter embalagem que realmente garantam que o produto chegue em perfeitas condições. Pense em proteções ainda mais especiais para taças e copos. Além da embalagem, esteja preparado para possíveis extravios. Tenha um plano de contingência, tenha um contrato bem feito com a transportadora neste caso. Aliás tenha sempre mais que uma alternativa de entrega. Acima de tudo deixe o cliente sempre ciente de qualquer tipo de imprevisto.

Então vamos lá, pense que você é um consumidor e irá realizar a compra:

1) A busca é muito importante, ter categorias é fundamental. Escolha categorias como estilos, preços, principais características, novidades (quem não gosta?), etc.

2) Os produtos precisam ter as informações. Dica: quem paga 15, 20, 30, 50, 100 reais em uma garrafa de cerveja quer saber o que está comprando e ter informações detalhadas é fundamental, boas imagens é básico, se tiver vídeos melhor ainda. Enriqueça com histórias, lendas, prêmios/medalhas e quem são os criadores. Além disso, invista em informações como possibilidades de harmonizações. Mais uma excelente idéia é de ter um canal do sommelier orientando a compra, caso o cliente precise.

3) O cliente precisa ter a sensação de bom negócio (o que normalmente é), então mesmo com todas as informações, caso o preço não seja, justo, você como consumidor não irá fechar o negócio.

4) Facilidade de pagamento. Tenha o máximo de formas de pagamento. Facilite a venda, parcele sempre que possível.

5) Pré-Entrega. Quando você faz a compra, você não fica pensando coisas como: onde será que está o meu pedido? Chegará no prazo? Chegará tudo? Estará em perfeitas condições?

6) Entrega/Recebimento. Imagine você recebendo no prazo estipulado (ou até antes), uma caixa com uma ilustração bem bacana, abre e percebe que as pessoas da loja tiveram todo o cuidado para que suas preciosas cervejas chegassem perfeitas em seu lar. E ainda recebe uma mensagem de agradecimento e quiçá um brinde? Eu fico feliz quando isso acontece! Você também?

[/tab][end_tabset]

Bom até agora eu falei das dificuldades que você pode ter ao abrir uma loja virtual, permita-me falar sobre as oportunidades e mais dicas:

  • A maioria das cidades do Brasil ainda não possuem acesso às cervejas especiais. E muita gente do interior do interior do interior… do país não tem alternativa senão comprar via internet, ou rodar muitos quilômetros para tal. Sim, existe demanda, eu garanto.

 

  • Antes de escolher o local para ser sua base estratégica, contate os parceiros logísticos, pois é muito mais interessante do seu parceiro ir buscar as caixas, do que você ter que se deslocar até ele.

 

  • Quando você escolher o “Nome da empresa”, pelo amor de todo sagrado, lembre-se que a maioria das pessoas escrevem errado, então cuidado com dois “l”, dois “p”, dois “t”, etc. Lembre-se que não é todo mundo que escreve em alemão, checo, russo, etc. Lembre-se que o nome tem que ser aquele chiclete que você pisa na rua com o seu melhor sapato indo para a festa.

 

  • Existem lojas virtuais que aproveitaram a sua estrutura e clientes para oferecer pacotes mensais, e isso é bem bacana. É claro que exigirá de você uma negociação com fornecedores, assim como uma criteriosa seleção, mas sempre é interessante ter uma “garantia” de renda.

 

  • Existem também os clubes de cerveja, que também aproveitam a sua estrutura e clientes para oferecer uma gama de outras cervejas, ou seja, para oferecer uma loja virtual.

 

  • Considere ter um ponto de venda físico. Pense que por melhor que seja o atendimento virtual, muitas pessoas gostam do “olho no olho”, afinal de contas muitas pessoas confiam mais na pessoa que está em sua frente, do que aquela que está atrás de um computador, ou telefone.

 

  • Se tiver um ponto de venda físico, considere degustações neste ponto de venda. Veja que não é um bar, nem um restaurante, mas se possível, dê a possibilidade do cliente poder comprar e provar na hora.

 

  • Você pensa em ter a loja virtual como complemento de sua já estabelecida loja física, ou bar, ou empório? Perceba que se você for investir, faça bem feito, portanto existirá um investimento inicial considerável e também existirá uma incoerência de valores, afinal de contas um bar vende as cervejas mais caro que uma loja virtual. Uma saída é ter “empresas” diferentes.

 

  • Aproveite as oportunidades de fazer mais clientes com companhas de datas comemorativas.

 

  • Pegue o testemunho dos clientes que já comprou. Utilize isso a seu favor.

 

Nossa, o texto está ficando longo, então você se tiver dúvidas, fique à vontade em enviar um e-mail (contato@planbeer.com.br) para mim. Vamos à minha experiência de compras-teste em 3 diferentes lojas virtuais. Deixo claro que não quero denegrir a imagem de ninguém, pois são apenas fatos. E que eu não ganho nada de ninguém para fazer propaganda. Bem que seria legal ganhar, não?! 🙂

Empreendedor de Loja Online – Experiência de Compra[tab name=”Cerveja Store”]

 Cerveja Store:

Experiência: positiva, continuo comprando.

Estabelecida em São Paulo, SP.

Navegabilidade: muito boa

Pagamento: funciona como deve funcionar. E é possível parcelar em até 4 vezes nas compras acima de 30 reais.

Categorização:

Entrega: chegou tudo em perfeito estado e antes do prazo estabelecido.

Contato: via telefone, sistema de mensagem no site depois de fazer login no site.

Obs: Pedidos acima de 170,00 não possui taxa de entrega.

[/tab]

[tab name=”WBeer”]

WBeer:

Experiência: positiva, continuo comprando.

Estabelecida em Serra, ES.

Navegabilidade: muito boa

Pagamento: funciona como deve funcionar. E é possível parcelar em até 3 vezes no cartão nas compras acima de 50 reais.

Entrega: chegou tudo em perfeito estado e dentro do prazo estabelecido.

Contato: chat, telefone 0800, sistema de mensagem no site.

Obs: Pedidos acima de 150,00 não possui taxa de entrega.

[/tab]

[tab name=”Clube do Malte”]

Clube do Malte

Experiência: negativa.

Estabelecida em Curitiba, PR.

Navegabilidade: boa

Pagamento: funciona como deve funcionar. Desconto de 3% nos pagamentos via Boleto bancário.

Entrega: Não chegou. Após muita reclamação e quase 30 dias do pedido, me avisaram que o pedido foi extraviado e que não possuíam mais os produtos do pedido. Após 2 dias da solicitação de reembolso, me avisaram que dentro de 11 dias procederiam o reembolso.

Contato: via telefone, e-mail.

Obs: Pedidos acima de 200,00 não possui taxa de entrega.

Resumo da experiência: não basta ter produto, preço, informação, entrega, sistema. É fundamental investir na política de excelência de atendimento. Afinal de contas por trás da máquina existe gente como eu e você.

[/tab][end_tabset]

[tab name=”Sobre o Autor”]

Denny Ueda

Denny Ueda é sócio-diretor da PlanBeer (www.planbeer.com.br), Beer Sommelier, Mestre em Estilos entre outras.

Possui vasta experiência cervejeira porque participou em muitos projetos diferentes, desde de estratégia de negócios, passando por educação cervejeira, inteligência de marketing, comercial, até criação de produto e conceitos.

Possui vasta experiência porque é apaixonado pelo que faz e atendeu diversas cervejarias, importadoras, distribuidoras e mais de 100 bares, restaurantes e lojas especializadas.

[/tab][end_tabset]