Panela Caseira – Por Magoo Pellegrino – Fazer Cerveja = Estudar e Praticar

Antes de nos aprofundarmos nas fases do processo de como fazer cerveja e como são tratadas pelos cervejeiros caseiros, gostaria de ressaltar a importância de conhecê-las. E, principalmente, como essas fases são realizadas com o equipamento que temos em mãos.

Veja Também o artigo É possível fazer cerveja em casa? de Magoo Pellegrino.

fazer cerveja- John Palmer - Autor do livro How to Brew

John Palmer – Autor do livro How to Brew

Cito uma frase de John Palmer: Aprender a respeito dos processos de fabricação permite aplicá-los como o faria um artista. Esta é a diferença entre uma boa cerveja e uma ótima. De um cervejeiro caseiro razoável e um que faz ótimas cervejas. Seja para concursos, para produzir em grandes lotes ou apenas para sua satisfação e de seus amigos. E aprender a arte de fazer cerveja se divide basicamente em três partes: literatura, troca de experiências com outros cervejeiros e, principalmente, “horas de voo”.

 

 

panela mosto fazer cerveja

Estudar previamente a sua receita e processo é importante, mas de nada vale sem a prática. É como ler diversos manuais de carro e dizer que sabe dirigir muito bem. Se uma brassagem deu errado, não desanime. Até grandes cervejeiros já jogaram levas fora. Tente descobrir o que pode ter dado errado e tente novamente. E para descobrir onde pode ter sido a falha, nada como conhecer sua possível causa raiz, certo?

ingredientes-fazer-cerveja

Conhecer os ingredientes e o processo lhe trarão a liberdade de criar a cerveja que você quiser com a sua identidade. Nada contra com quem busca receitas prontas em qualquer que seja a fonte de consulta. Eu faço isso vez ou outra. Mas tento sempre mudá-las para o meu paladar, para ter a minha identidade e, principalmente, para o meu equipamento. E, novamente, qual a melhor forma de melhorar, adaptar ou criar uma receita do que conhecendo os ingredientes e o processo?

yeast

No dia da sua brassagem, algo dá errado. Ferveu mais que devia, converteu menos açúcar, errou uma parte da rampa, aconteceu um imprevisto que impediu o término do processo, colocou mais água, etc. Conhecendo sobre os ingredientes e o processo, fica muito mais fácil de fazer pequenos ajustes ou até prever o que aquilo causará na sua cerveja.

Se posso dar um conselho sobre como melhorar sua cerveja, se resume em apenas uma palavra: estude. Estude a literatura (e, por literatura, digo livros, artigos, fóruns e, por que não, minha coluna), estude seus amigos cervejeiros e estude suas próprias brassagens. Não tenho nenhuma pretensão de ser a única fonte de informação nem de ser o dono da verdade. A arte de fazer cerveja depende de um número grande de variáveis além de aspectos subjetivos como sensações sensoriais e, por esse motivo, é possível encontrar até posições conflitantes entre literaturas e de cervejeiros. Aí entram suas “horas de voo”.

Isso tudo sem esquecer que a cerveja caseira é um hobby e, por isso, deve ser uma fonte de prazer. Estude a quantidade necessária para que a arte de fazer cerveja continue trazendo prazer. Nunca deixe sua exigência ou, pior ainda, a de outros tirarem o prazer do hobby. E ótimas cervejas a todos!

Magoo Pellegrino

magoo pellegrino

Magoo Pellegrino é cervejeiro caseiro, Diretor de Eventos na ACERVA-SP, Formado no Curso de produção do Pier 1327 ministrado por Jaime Filho. Em 2011, durante uma viagem pela Alemanha, descobriu que o mundo da cerveja ia muito além das “pilsen” brasileiras. Depois de várias cervejas e uma visita ao restaurante da Aecht Schlenkerla, apaixonou-se de vez pelo líquido sagrado. No começo de 2012, descobriu que era possível fazer cerveja em casa e, desde então, não parou. Atualmente cursando o curso de beer sommelier e sempre estudando para aprender mais sobre produção de cerveja. Também é vocalista de uma banda de rock e engenheiro automobilístico nas horas vagas.

 

Mais sobre como fazer Cerveja:

 Panela Caseira – Por Magoo Pellegrino – É possível fazer Cerveja em Casa?

 

Cervejaria Artesanal – Faça Cerveja em Casa

http://www.acervapaulista.com.br

 

Comments

  • Panela Caseira – Maltes – Por Magoo Pelegrino – Brejada.com – Comunicação e Consultoria CervejeiraBrejada.com – Comunicação e Consultoria Cervejeira 21 de agosto de 2014 at 12:16

    […] Panela Caseira – Por Magoo Pellegrino – Fazer Cerveja = Estudar e Praticar […]