Salve Brejeiros! O crescimento do mercado cervejeiro brasileiro é cada vez mais evidente e os olhos do mundo estão voltados para nossas cervejas. Um indicativo desse sucesso é o crescimento de cervejas colaborativas entre cervejeiros brasileiros e estrangeiros. Como esquecer a Cacau IPA, feita entre Bodebrown e Stone, ou a Saison de Caipira, feita pela Wals e Garret Oliver, da Brooklyn? Desta vez temos a Caramba, cerveja colaborativa entre a 2 cabeças e a Stillwater Artisanal.

Essas parceiras são extremamento comuns, principalmente nos Estados Unidos, onde é praticamente impossível apontar uma cervejaria que nunca lançou um rótulo colaborativo, o que mostra ainda mais a grandeza do mercado cervejeiro e a parceria entre cervejarias, algo impensável em praticamente todos os tipos de segmentos.

fotos_2cabecas-1024x1024

A última grande criação vem do Rio de Janeiro, com a 2 Cabeças, que ganhou notoriedade pela sua India Black Ale, a HI-5, firmou uma parceria internacional com a americana Stillwater Artisanal. Dessa parceria nasceu a Caramba!, uma cerveja do estilo Saison, com adição de carambola. A Caramba! foi desenhada e executada pelos cervejeiros Bernardo Couto e Brian Strumke, cervejeiros da 2 Cabeças e Stillwater Artisanal, respectivamente, com a ajuda de Victor Marinho, mestre cervejeiro famoso por suas atividades na Dortmund, Urbana e Júpiter.

A cerveja foi produzida nas dependências da Cervejaria Dortmund, em Serra Negra, interior de São Paulo. Lembrando que a 2 Cabeças é uma das cervejarias “ciganas”, que não possui estrutura própria e aproveita o espaço ocioso de outras cervejarias para produzir suas criações.

A Cervejaria 2 Cabeças

Surgiu em 2012 no Rio de Janeiro através de dois cervejeiros caseiros, Bernardo Couto e Salo Maldonado. No início de 2013 a cervejeira Maíra Kimura entra para o grupo, também em 2013 trocam sua marca e nome pela denominação X,”Trocamos a marca por mais lúpulo”. Em 2014 se reformula de novo com novos rótulos. Já fez cervejas colaborativas com a Invicta, a Saison a Trois e com a Brewdog, a Hello My Name Is Zé.

Stillwater Artisanal

O Musico e produtor musical Brian Strumke após se aposentar destas funções resolveu trabalhar com TI, precisou trabalhar seu lado criativo e utilizou como alternativa fazer cervejas, cervejaria cigana que já fez cerveja em parceria com a Evil Twin, a Even Less Jesus e a The Perfect Crime que também contou com a parceria da cervejaria Stone, e agora com a 2 cabeças. Foi nomeada umas das top 5 cervejarias no mundo pela Ratebeer em 2009 e até hoje se mantém entre as 100 melhores.

Cerveja Colaborativa Caramba Saison

[su_box title=”Saison” box_color=”#dbba5c” radius=”6″]cerveja colaborativa saison caramba
2cabeças e stillwater juntas? Caramba só poderia sair uma saison com muito aroma refrescaria e um toque suave de carambola[/su_box]

Nossa Impressão

A cerveja traz um aroma frutado e condimentado, com sabor leve e assertivo. A carambola é bem sutil, aparece no final e retrogosto. Bem redonda e saborosa. Parabéns à equipe da 2 Cabeças pela parceria e pela belíssima cerveja.

 

O lançamento da Caramba! aconteceu no Namoa Hostel e nós estivemos lá para bater um papo com Victor Marinho e Maíra Kimura, sócia da 2 Cabeças. Confira a seguir:

[embedplusvideo height=”360″ width=”640″ editlink=”http://bit.ly/1tNmTIv” standard=”http://www.youtube.com/v/BVnp8WeYh1o?fs=1″ vars=”ytid=BVnp8WeYh1o&width=640&height=360&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep2705″ /]

caso não consiga ver o vídeo clique aqui

Até a próxima. Cheers!

Mais sobre a Caramba Saison:

http://www.bomdecopo.com.br/post/2cabecas-divulga-rotulo-da-saison-caramba

http://www.allbeers.com.br/2014/05/saison-caramba-nasce-cerveja.html