EntrevistasTV Brejada

Erdinger – 14 anos no Brasil

Salve Brejeiros, não é novidade pra ninguém que a região da Baviera desde sempre foi a verdadeira casa das Weizenbier, ou cervejas de trigo. A região possui cerca de 90% do mercado mundial além de produzir mais de 1.000 variedades, dentre as cervejarias existe esta grande conhecida dos brasileiros, a Erdinger, uma das maiores cervejarias de trigo a nível global, responsável por disseminar a cultura da cerveja de trigo por vários países no mundo, incluindo o Brasil, ainda hoje muitos iniciam sua vida cervejeira por causa de Erdinger, e a marca faz 14 anos no Brasil por isso fizemos uma homenagem e participamos da grande festa da marca a Erdinger Private Night.

Erdinger – História

erdinger fabrica erdinger fabrica erdinger2


Antes de falar de Brasil, vamos voltar as origens da marca. A Erdinger inicia sua jornada em 1886, em Erding, cidade da região da Baviera no sul da Alemanha, o idealizador Johann Kienle resolveu fundar uma pequena cervejaria para produzir exclusivamente cervejas a base de trigo,não pasteurizadas e seguindo a lei de pureza alemã de 1516, já em 1890, a cervejaria foi vendida para a família Stadlmaier de Munique.

Franz+Beckenbauer+Erdinger+Talk+2013+Munich+ZFN0Ih0cKbil

Em 1930 a cervejaria foi vendida novamente, desta vez para o grupo F.W. Otto AG, e começou a ser comandada por Franz Brombach, Com uma receita deuma cerveja híbrida, de alta e baixa fermentação, produzida com malte de trigo e cevada, em apenas 5 anos a produção atingia 2.500 hectolitros.

erdinger storage1-million hectoliter erdinger

Então em 1949 a cervejaria teve seu nome alterado para ERDINGER WEISSRÄU. Apenas um ano depois a produção atingia 6 mil garrafas por hora.

oktoberfestbeer

Em 1980 ela foi a primeira cerveja de trigo popularizada em toda a Alemanha. Pouco tempo depois, em 1982, atingiu a capacidade de produção de 82 mil garrafas por hora. Em 1983 uma nova cervejaria, utilizando equipamentos e tecnologia de ponta, já pensando em criação de outros rótulos.

1-million hectoliter erdinger2

A década de 90 começou bem para a Erdinger, atingindo a marca 1 milhão de hectolitros, se tornando assim no final dos anos 90, a maior no segmento de cervejas de trigo e deu inicio ao processo de exportação da marca, o sucesso foi tão grande que surgiu até um fã clube da marca em 1995, o Bildunterschrift, que atingiu aproximadamente 79 mil seguidores, espalhados por mais de 65 países.

erding-erdinger-weissbier-weissbraeu-privat-brauerei-fuehrung-deutschland-01

fabrica erdinger hotel

Atualmente é a mais consumida e famosa cerveja de trigo do mundo, comercializa seus produtos em mais de 80 países. Aproximadamente 15% da produção anual de 1.6 milhões de hectolitros é exportada.

Erdinger – Inicio no Brasil

Em plena época do bug do milênio, ano 2000, a Erdinger decide entrar no Brasil, com o desafio de mudar a cultura do Brasileiro e começar a tomar cerveja de trigo, mesmo sendo muito diferente das standard lagers, populares no Brasil, mas com sabor mais agradável, mais alcoólica e refrescante atraiu a curiosidade e cativou aos brasileiros e hoje em dia quase toda esquina tem uma para vender, com certeza foi responsável pela a iniciação de vários cervejeiros de hoje, desde 2001 ela é trazida pela importadora Bier&Wein.

 

Rótulos da Erdinger

A linha de cervejas da marca é composta por 10 versões, algumas delas sazonais:

● ERDINGER WEISSBIER (clara): Carro-chefe da empresa é uma cerveja de trigo não filtrada
● ERDINGER KRYSTALL (clara): sua aparência cristalina por ser filtrada.
● ERDINGER DUNKEL (escura): versão escura em estilo Dunkel Weizen
● ERDINGER PIKANTUS (weizenbock): Mais álcoolica, escura e traz aroma e sabor de leve tosta
● ERDINGER ALKOHOLFREI (não alcoólica): Sem álcool é a primeira cerveja isotônica, também pode ser vista com o nome de Sport, .
● ERDINGER OKTOBERFEST (clara, Sazonal): estilo tradicional da Baviera, leve refrescante e fácil de beber.
● ERDINGER CHAMP (clara): primeira cerveja de trigo para beber na garrafa e com menor graduação alcoólica.
● ERDINGER URWEISSE (clara): de alta fermentação segue a receita tradicional de um Weizenbier
● ERDINGER LEICHT (light): menos alcóolica e menos calórica
● ERDINGER SCHNEEWEISSE (alaranjada, Sazonal): Desenvolvida especialmente para as comemorações de final de ano, notas cítricas e condimentadas

Erdinger Private Night

Ela fez 14 anos no Brasil e resolveu comemorar aqui com a gente, em uma festa chamada Bavaria Meets Brazil, Erdinger Private night, nós do Brejada não podíamos ficar de fora desta festa, abaixo as fotos do evento e a entrevistas que fizemos lá:

[embedplusvideo height=”360″ width=”640″ editlink=”http://bit.ly/1n5Ekuc” standard=”http://www.youtube.com/v/2gooeyJmziI?fs=1″ vars=”ytid=2gooeyJmziI&width=640&height=360&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep6695″ /]

Caso não consiga visualizar este vídeo clique aqui

Em especial gostaríamos de agradecer a ajuda dos parceiros de mídia cervejeira Elder Puggina do blog Boteco e Cerveja, Luis Celso Jr. do blog Bar do Celso, Eduardo Filho da TV Cerveja que ajudaram na iluminação, filmagem e cederam algumas fotos e filmagens para toda a composição.

Cheers!

 

 

Prev Next
No Comments

Deixe um comentário