Press-Release

Livro ‘200 anos_200 cachaças – A evolução da cachaça, da Independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos’ é lançado nesta quinta-feira

Salve Brejeiros, obra conta a linha do tempo da Cachaça e faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lança nesta quinta-feira, dia 8, o livro “200 anos_200 cachaças – A evolução da cachaça, da Independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos”. 

Na obra, a linha do tempo desenhada evidencia a importância da bebida genuinamente brasileira como uma das mais significativas representantes da identidade do país. O conteúdo foi elaborado e editado por quatro especialistas* do setor da Cachaça: Andréia Gerk, Milton Lima, Luiz Arkhan e Jairo Martins.

A publicação conta com o apoio do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil – desenvolvido pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da Secretaria Especial da Cultura (Secult), do Ministério do Turismo, do Sebrae, e da Boom! Comunicação.

Sinopse

O livro “200 anos_200 cachaças – A evolução da cachaça, da Independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos” é uma publicação bilíngue (302 pp.), que traz a história da Cachaça em uma linha do tempo contada por meio de 200 rótulos. O livro começa por 1756, data da primeira Cachaça engarrafada no Brasil, e vai até os dias de hoje.

A contribuição cultural, social e econômica da Cachaça para a história do país é inegável. A cana-de-açúcar fez parte dos primeiros ciclos econômicos no Brasil colonial, quando o açúcar era o principal produto de exportação, junto com o pau-brasil, o ouro, o café, o algodão e a borracha. Dessa forma, o livro representa a produção de Norte a Sul do país, nos recantos mais diversos, com alambiques que fazem parte desta história, mostrando o quanto a Cachaça é um produto diverso e atual, legítimo representante do Brasil, e que deve ser exaltado por todos os brasileiros e difundido mundo afora.

Com tiragem limitada de 5 mil exemplares, a serem distribuídos gratuitamente em eventos e feiras do setor nacional e internacional, os interessados e amantes da cachaça poderão também ter acesso à versão digital no site do Mapa após o lançamento.

*Sobre os autores e editores

Andréia de Oliveira Gerk é Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 2007, onde trabalhou por oito anos na área de bebidas, fiscalizando, registrando estabelecimentos e produtos e participando da elaboração de normas para o setor. Autora e coautora de artigos e livros sobre cachaça no Mapa e outras diversas associações. Apaixonada pela causa da cachaça, atua arduamente a favor da legalização, da quebra de preconceito e do consumo responsável.

Milton Lima é Ativista da Cachaça, iniciou nos anos 90 sua pesquisa sobre a bebida, e é editor do site cachacas.com, pioneiro em conteúdo exclusivo sobre Cachaça. Desenvolveu projetos para mais de 300 marcas e se relaciona com toda a cadeia produtiva da cachaça no Brasil e Europa. Membro fundador e primeiro presidente da Cúpula da Cachaça e membro idealizador e embaixador do 1º Cachaça Festival em Londres e Manchester | UK, onde lançou o primeiro livro especializado em cachaça totalmente em inglês.

Jairo Martins é autor, consultor, professor e conferencista internacional, com foco em destilados e ênfase em Cachaça, tendo proferido palestras e workshops nos seguintes países: Brasil, Alemanha, Áustria, Índia, Colômbia, China, Rússia, Hungria, Eslovênia, México, Belarus e Finlândia. É Membro da Câmara Setorial da Cachaça, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), do IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, da APAR – Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura e da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ).

Luiz Arkhan é Diretor de Criação especializado em planejamento e criação de marcas. Em 2004, a convite do especialista em cachaça Milton Lima, iniciou um trabalho pioneiro no segmento de Cachaça de Qualidade, com a proposta de elevar o nível de apresentação e comunicação de suas empresas e produtos à altura dos grandes destilados do planeta. Este trabalho colocou Milton como referência de qualidade na área, com projetos, ações e publicações reconhecidas e premiadas por especialistas e amantes da grande bebida brasileira, aqui e no exterior.

Prev Next
No Comments

Deixe um comentário