Salve Salve Brejeiros,

Nós da equipe Brejada participamos, chegamos as semifinais e ficamos em quarto lugar no maior concurso de gastronomia amadora do mundo, o LG Home Chef Championship, concurso que está em sua quarta edição e divide seus participantes entre universitários de gastronomia e consumidores.

Além de nossa performance neste concurso postaremos as receitas usadas na competição e sugestão de harmonização com elas.

Primeira Fase

A primeira fase do concurso ocorre através de uma seleção de Receitas, e dentre milhares de participantes ficamos em segundo lugar, com a receita F.F.F. que vocês verão a seguir.

Fase Eliminatória

Na fase eliminatória tivemos que por a mão na massa e cozinhar de verdade, então fomos nomeados respectivamente Chef e sub-chef, Luan Felipe Ferre(China) e Carlos Eduardo Mendes Pardo(Kadu).

Para esta fase, a receita escolhida foi executada e avaliada por nomes de peso como: Edgard Scandurra, chef renomado e proprietário do restaurante Le Petit Trou,William Ribeiro, dono do restaurante O Pote do Rei e chef revelação pela Comer & Beber da Revista Veja e Morena Leite, a chef do Restaurante Capim Santo.

 

Receita Eliminatória, Frango Francês dos Ferres!

Ingredientes:

 Frango

2 peitos de frango (inteiros e sem osso)

Alho picado (1 cabeça aproximadamente)

1,5 de água

2 pacotes de caldo de galinha

1 cenoura

1 talo de aipo

1 talo de alho poró

2 folhas de louro

1 colher de sopa de semente de coentro

1 colher de sopa de pimenta do reino em grão

2 ramos de tomilho

3 colheres de sopa de azeite

3 colheres de sopa de estragão

1 tablete de manteiga sem sal

50g sal

50g pimenta do reino moida na hora

Molho

15 unidades de cogumelo paris frescos

1 cebola grande

1 ramo de tomilho

1 dente de alho

150 ml de vinho branco seco

500 ml de creme de leite fresco

2 colheres de azeite

Modo de Preparo:

Corte os peitos de frango em dois pedaços grandes, nesses pedaços, faça cortes horizontais e profundos, passando um pouco da metade da peça. Pique finamente a cabeça de alho e espalhe nos pedaços de frango,sal e pimenta a gosto, espalhe principalmente nos vão abertos e reserve.

Esquente a água em uma panela grande e antes de iniciar a fervura coloque os cogumelos. Ferva até apresentarem maciez (cerca de 10 minutos), escorra e reserve.

Na mesma água, coloque o caldo de galinha, a cenoura picada, o talo de aipo picado e o alho poró picado. Em uma vasilha resistente (vidro ou cerâmica) macere levemente a semente de coentro, a pimenta do reino em grãos, as folhas de tomilho e as folhas de louro. Jogue a mistura de temperos na água e deive ferver por 5 minutos.

Escalde por 10 minutos os peitos de frango neste caldo e em uma panela larga reduza pela metade o creme de leite fresco em fogo médio/baixo mechendo e cuidando sempre para não tranbordar ou empelotar.

Retire os pedaços de frango e coloque em uma assadeira previamente untada de azeite e reserve o caldo. Esquente a manteiga com estragão no forno micro-ondas por cerca de 1 minuto.

Após derreter a manteiga, regue os pedaços de frango com a manteiga e os coloque para dourar em um forno micro-ondas(modo grill) ou forno elétrico, abrindo a cada 5 minutos para regá-los com a manteiga da assadeira.

Enquanto o frango doura coloque azeite na frigideira e refogue a cebola, use um dente de alho e folhas de um ramo do tomilho por 2 minutos. Adicione os cogumelos na frigideira e cozinhe por 3 minutos.

Coloque uma concha do caldo (sem vegetais) que escaldaram os pedaços do peito de frango e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente vinho branco e cozinhe até reduzir quase que totalmente o líquido. Acrescente o creme de leite reduzido e mexa em fogo baixo, até ficar cremoso. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Quando os frangos dourarem, tire do forno, reforce as aberturas feitas e adicione o molho de cogumelos em cima e Voilá!

Com essa receita passamos para as semifinais em segundo lugar e ficamos muito felizes afinal todas as receitas executadas nesta noite eram muito boas.

Receita da Semifinal, Escondidinho de Camarão

Ingredientes:

800 g camarão cinza

300 ml leite de coco

2 colheres de sopa de azeite de dendê

50 g castanha de caju

100 g palmito fresco

1 tomate

1 cebola

100g de manteiga

50 ml de leite

1,5 kg de mandioquinha

100 g de queijo gruyere

100 g de queijo parmesão

50 ml azeite

Sal

Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo

Descasque e limpe os camarões, armazenando-os no gelo, enquanto isso, descasque a mandioquinha e pique em pedaços médios. Coloque em uma panela com água e sal e ferva.

Em uma panela pequena, reduza o leite de coco pela metade.

Coloque azeite na frigideira e refogue os camarões por um minuto, adicionando sal e pimenta. Adicione a cebola picada e o tomate sem sementes, refogue por 2 minutos. Adicione o leite de coco e o azeite de dendê e refogue por mais 2 minutos. Adicione o palmito picado e a castanha de caju macerada e deixe no fogo médio por mais 2 minutos. Corrija o sal e a pimenta e misture bem, até ficar cremoso.

Retire a mandioquinha quando estiver no ponto e amasse a mandioquinha no amassador de batata. Adicione o leite e a manteiga e mexa.

Coloque os camarões nos refratários, até a metade. Coloque o queijo gruyere ralado e cubra com o purê de mandioquinha. Coloque o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Este prato agradou aos Jurados, mas os outros pratos tiveram notas melhores e somente dois participantes iam para final e ficamos em quarto lugar.


Foi uma experiência válida e recebemos dicas de varios chefs que nos ajudaram em nossa trajetória gastronômica.

Dicas de Harmonização

Para a harmonização destes pratos recomendamos:

Frango Francês dos Ferres – Doppelbock, um bom exemplo para o estilo é a Paulaner Salvator.

Escondidinho de Camarão – Golden Strong Ale, um bom exemplo é a Delirium Tremens

Bom galera brejeira terminamos por aqui nosso post, confiram mais fotos do concurso na galeria abaixo. Cheers!