Datas Comemorativas

Dia Internacional da Mulher – A Mulher e a Cerveja

Salve Brejeiros e Brejeiras, hoje especialmente as Brejeiras, pois hoje é o Dia Internacional da Mulher. Sendo assim vamos falar sobre a mulher e sua influência na história da cerveja, além de comentar exemplos de mulheres de sucesso no mundo cervejeiro.

Vamos começar pela história da cerveja, não se tem certeza exata de como foi criada, mas o que se sabe que há muitos indícios que mostram a mulher como possível inventora da cerveja ou senão papel importante nesta grande criação.

Mulher na Cerveja - História

Segundo a historiadora Jane Peyton, foram elas que descobriram as cervejas. Pesquisando sobre a história da cerveja, Jane Peyton percebeu que a mulher estava ligada a tudo que envolve o processo da bebida.

Na Mesopotâmia, Suméria, sociedades do norte da Europa e nos países nórdicos era papel da mulher supervisionar a preparação da cerveja. Entre os sumérios a cervejaria era a única profissão zelada por uma divindade feminina, a deusa Ninkasi.

Já no antigo Egito elas produziam cerveja e vendiam nas próprias tavernas para trabalhadores e estudantes.

No Japão por exemplo, onde o Sake é considerado a cerveja japonesa, a bebida foi descoberta por uma mulher ao azedar o arroz e desta fermentação surgiu o sake. Além disso o arroz utilizado posteriormente para esse fim só podia ser mastigado por mulheres virgens. A técnica durou até o início do século 20, em Okinawa. Em suma, elas eram as mestras cervejeiras das famílias.

 

Hildegard von Bingen

Hildegard von Bingen

No mundo moderno muitas mulheres tiveram e tem papel importante no mercado cervejeiro, por exemplo Hildegard von Bingen (1098-1179), cientista, freira, cervejeira, poetisa e etc., foi  a mulher que descobriu a utilidade do lúpulo para a cerveja!

Na época o lúpulo era cultivado em algumas abadias, mas não especificamente para o uso da cerveja. Mas dai um dia ela escreveu: “se alguém pretende fazer cerveja com aveia, deve prepará-la com lúpulo”. O lúpulo hoje na cerveja é essencial para uma maior duração e verdadeira paixão do chamados Hophead( viciados em lúpulo). Abaixo colocarei a lista de algumas mulheres que contribuem para nosso mercado cervejeiro.

Mulheres que contribuem ao mercado No Mundo

Anat Baron
Anat Baron foia  criadora do documentario Beer Wars que apresenta o esforço constante dos pequenos produtores de cerveja para simplesmente colocar seus produtos no mercado. Mostra a luta de dois empresários do ramo – Sam Calagione, dono da Dogfish Head Craft Brewery, e Rhonda Kallman.
Rhonda Kallman
Pioneira entre as mulheres no mercado de cerveja e atual presidente da New Century Brewing Company.
Anne-Françoise Pypaert
Atualmente mestre cervejeira da Oval, ao contrário de todas as demais cervejarias trapistas, a Orval produz apenas um único tipo de cerveja ao público em geral. Anne tem duas décadas de trabalhos prestados no laboratório do mosteiro. A nomeação de uma mulher não entra em conflito com as regras restritas para a fabricação de uma cerveja trapista.
Nicole Erny
Primeira mulher e pessoa mais jovem a receber a certificação de Master Cicerone
Previous
Next

Mulheres que contribuem ao mercado No Brasil

Kathia Zanatta
Formada como Biersommelier na Doemens Akademie, Alemanha. Já foi analista sênior de pesquisa e desenvolvimento de produtos do Grupo Schincariol. Tem experiência internacional, tendo trabalhado em uma das mais tradicionais cervejarias bávaras, a Paulaner Brauerei. Mestre Cervejeira - Siebel Institute (USA) + Doemens Academy(Alemanha),Experiência profissional nas cervejarias Paulaner (Munich) e Schincariol (Itu) Degustadora Oficial do "World Beer Cup" (EUA), e do "European Beer Star" (Alemanha) desde 2008, sócia e professora do Instituto da Cerveja.
Luiza Tolosa
Fundadora da Cervejaria Dádiva. Se transformou em uma das principais lideranças do setor e prega o feminismo dentro do meio cervejeiro, segmento ainda dominado majoritariamente por homens.
Laura Aguiar
Formada como Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie e Superior de Cerveja e Malte. Iniciou a carreira cervejeira em 2007 quando ingressou na Cervejaria Ambev. Trabalhou em maltarias e cervejarias do grupo onde atuou nas áreas de processo, qualidade, desenvolvimento de cervejas e tecnologias. Atualmente é a gerente corporativa responsável pelas áreas sensorial e de ciência do consumidor e professora do curso de Sommelier de Cervejas da Escola Superior de Cerveja e Malte e do curso Marketing de Cerveja do estúdio Marketing Cervejeiro.
Gabriela Muller
Proprietária da empresa Levteck, empresa pioneira na produção de kits para controle de qualidade e fermentos líquidos. Está localizada na cidade de Florianópolis/SC. Possui Pós-doutorado em Biotecnologia e Biociências e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde trabalhou com leveduras de fermentação. Mestra em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas e Graduada em Farmácia pela Universidade de Caxias do Sul sempre trabalhou com microbiologia e bioquímica. Professora nas disciplinas de microbiologia e bioquímica aplicadas a cerveja, fermentos, análises laboratoriais e controle de qualidade microbiológico. Possui experiência nas áreas de fermentação alcóolica, genética de leveduras e microbiologia aplicada a produção de cervejas. Produz cerveja em casa desde 2011.
Previous
Next
Prev Next
5 Comments

Deixe um comentário