Quem está começando agora a degustar cervejas e pesquisar sobre o assunto vai perceber que existem alguns fóruns que abrem espaço para o usuários avaliarem as cervejas consumidas.
Ao avaliar e degustar cervejas conheça os estilos com ajuda de um guia
Olhando as avaliações, muitos são os termos utilizados pelos avaliadores e muitas são as dúvidas de quem não conhece o vocabulário cervejeiro. Por isso, esse guia irá ajudar a você, que além de beber boas e novas brejas, quer também começar a avaliar cervejas nos portais e fóruns especializados. A nossa primeira dica é o portal Brejas, provavelmente o maior desse tipo no Brasil, que é capitaneado pelo grande mestre Maurício Beltramelli. Lá, você pode criar o seu perfil e, além de avaliar as suas cervejas, ler as avaliações dos outros usuários. Entretanto, antes de avaliar sua cerveja, tenham em mente algumas questões básicas a serem respeitadas: – Toda cerveja deve ser avaliada dentro de seu estilo e de sua proposta, ou seja, não exija algo de uma cerveja se ela não se propõe a isso ou critique características que são normais ao estilo. – Não denigra a imagem da cerveja ou cervejaria, mesmo que tenha detestado a cerveja.
Sua opinião irá influenciar as pessoas e é necessário bom senso nas suas avaliações. – Não é uma regra, mas uma dica. Não leia a avaliação de ninguém antes de postar a sua. As vezes, a cerveja que você não gostou tem uma nota boa por outros usuários, ou o contrário, e isso irá influenciar nas suas notas e avaliações. Coloque exclusivamente sua opinião e evite que os outros a influenciem. Depois, leia o que os outros escreveram e compare com suas impressões.
Em relação aos estilos, a BJCP (Beer Judge Certification Program), que é a instituição responsável pela formação e certificação de juízes em concursos cervejeiros (falaremos dela mais a frente), catalogou vários estilos de cerveja e criou um guia com base nas informações levantadas. Esse guia, em inglês, está disponível aqui. Consultar esse guia antes de experimentar um estilo novo é muito importante para entender o que a cerveja tem a oferecer. Em geral, são cinco critérios utilizados para avaliar uma cerveja: aparência, aroma, sabor, tato e conjunto. Cada um dos critérios é composto de várias questões, que devem ser observadas, repetindo, dentro do seu estilo e proposta. Na próxima semana, vamos falar um pouco mais sobre cada critério e como avaliar uma breja na prática. Além de mais dicas e macetes para otimizar suas avaliações. Cheers!
Veja também a Parte 2
Como funciona uma avaliação – Parte 2 « Brejada – Clube de Harmonização de Cervejas e Pratos
[…] Para ver a primeira parte desse artigo, clique aqui […]
Como funciona uma avaliação – Parte 3 « Brejada – Clube de Harmonização de Cervejas e Pratos
[…] ver as primeiras partes desse artigo, clique 1 e […]
Como funciona uma avaliação – Parte 4 (Final ) « Brejada – Clube de Harmonização de Cervejas e Pratos
[…] ver as primeiras partes desse artigo, clique 1 e 2. e […]
Como funciona uma avaliação – Parte 4 (Final) | Brejada - Clube de Harmonização de Cervejas e Pratos
[…] ver as primeiras partes desse artigo, clique 1 e 2. e […]
Kadu Mendes
aprenda a avaliar uma breja.
Guia de cervejas (iniciação cervejeira) - Parte 1Brejada.com - Comunicação e Consultoria Cervejeira
[…] Aprenda como Avaliar e Degustar Cervejas – Parte 1 […]