Quem está começando agora a degustar cervejas e pesquisar sobre o assunto vai perceber que existem alguns fóruns que abrem espaço para o usuários avaliarem as cervejas consumidas.

Ao avaliar e degustar cervejas conheça os estilos com ajuda de um guia

Olhando as avaliações, muitos são os termos utilizados pelos avaliadores e muitas são as dúvidas de quem não conhece o vocabulário cervejeiro. Por isso, esse guia irá ajudar a você, que além de beber boas e novas brejas, quer também começar a avaliar cervejas nos portais e fóruns especializados. A nossa primeira dica é o portal Brejas, provavelmente o maior desse tipo no Brasil, que é capitaneado pelo grande mestre Maurício Beltramelli. Lá, você pode criar o seu perfil e, além de avaliar as suas cervejas, ler as avaliações dos outros usuários. Entretanto, antes de avaliar sua cerveja, tenham em mente algumas questões básicas a serem respeitadas: – Toda cerveja deve ser avaliada dentro de seu estilo e de sua proposta, ou seja, não exija algo de uma cerveja se ela não se propõe a isso ou critique características que são normais ao estilo. – Não denigra a imagem da cerveja ou cervejaria, mesmo que tenha detestado a cerveja.

Sua opinião irá influenciar as pessoas e é necessário bom senso nas suas avaliações. – Não é uma regra, mas uma dica. Não leia a avaliação de ninguém antes de postar a sua. As vezes, a cerveja que você não gostou tem uma nota boa por outros usuários, ou o contrário, e isso irá influenciar nas suas notas e avaliações. Coloque exclusivamente sua opinião e evite que os outros a influenciem. Depois, leia o que os outros escreveram e compare com suas impressões.

avaliar-degustar-cervejas2 Em relação aos estilos, a BJCP (Beer Judge Certification Program), que é a instituição responsável pela formação e certificação de juízes em concursos cervejeiros (falaremos dela mais a frente), catalogou vários estilos de cerveja e criou um guia com base nas informações levantadas. Esse guia, em inglês, está disponível aqui. Consultar esse guia antes de experimentar um estilo novo é muito importante para entender o que a cerveja tem a oferecer. avaliar-degustar-cervejas2 Em geral, são cinco critérios utilizados para avaliar uma cerveja: aparência, aroma, sabor, tato e conjunto. Cada um dos critérios é composto de várias questões, que devem ser observadas, repetindo, dentro do seu estilo e proposta. Na próxima semana, vamos falar um pouco mais sobre cada critério e como avaliar uma breja na prática. Além de mais dicas e macetes para otimizar suas avaliações. Cheers!

Veja também a Parte 2