Salve brejeiros, preparamos este artigo especialmente para tratar sobre algo importante da cerveja, a armazenagem. Por isso ensinamos como armazenar sua cerveja artesanal caso você deseje deixá-la de guarda ou tomar em uma ocasião especial.

Deseja deixar uma cerveja de guarda para atingir sua curva máxima de complexidade?

 

Como Armazenar sua Cerveja – Dicas

1- Escolha estilos bem alcoólicos  e também evite cervejas lupuladas (afinal todo esse lúpulo vai sumir com o tempo)

2- Se for garrafa de tampa metálica ela deve ser armazenada sempre de pé, se for de rolha até 5 anos em geral não terá diferença, acima disso deixe deitada senão com certeza quando for abrir a rolha vai se esmigalhar

3- A temperatura deve estar estável, pois a váriação de temperatura pode comprometer a evolução da cerveja

4- Ausência de luz é muito importante, se a garrafa não for ambar e não utilizar lúpulos tetrahop (tratador para não serem sensíveis a luz) com certeza dará um defeito chamado isovalério (cheiro de cheetos queijo) e mesmo a garrafa ambar mesmo filtrando se tiver contato direto do sol pode comprometer a cerveja, assim como a temperatura a luz incidindo sobre a garrafa também.

 

 

A opinião de um Especialista – Por André Silva

Vejo muito texto por ai falando sobre armazenagem de cerveja, sempre com as mesmas informações básicas: armazená-las em pé, com temperatura estável e ao abrigo da luz.
Concordo com a temperatura e a luz, mas e quanto a guardar em pé ?

Sim, existe o fato da oxidação se deixar deitada, mas será que isso é ruim para todas cervejas ?
Se a tampa é metálica, creio que não tem o que discutir, guarde em pé e ponto final, mas e as de rolha refermentadas, e as lambics ?
A essência do envelhecimento de cervejas é o controle de oxidação e arredondamento da cerveja, então porque a oxidação é vista como vilã ?

Quem já foi pra Antuérpia, provavelmente já foi pro Kulminator, uma bar que é especializado em cervejas envelhecidas, já tomei cervejas com mais de 30 anos lá.
Como ele armazena as cervejas de rolha nas ultimas 4 décadas ? Deitadas.
Sejam lambics, strong ales ou sours em geral.
E como estavam ? Sensacionais em 90% das vezes.

Lambics como Gueze e Kriek, passam pela refermentação na garrafa deitadas, esse processo pode levar de 6 meses até alguns anos. O problema de oxidação atrapalha ela por estar deitada ? Não.

“Ahhhh, mas isso só acontece com lambics, é diferente” Não, não é.
Biéres Brut passam por cerca de 1 ano deitadas(inclinadas na verdade), passando por remuage.
Além disso, alguns fazem maturação em autólise com a levedura na garrafa e deitada, sempre, como acontece com os Champagnes (que chegam a ficar 5 anos em autólise antes do degorgement).

Sabia que a Dupont mantém sua famosa Saison SEMPRE deitada ? Segundo eles, isso beneficia muito a refermentação na garrafa.

Já visitei quase todos os produtores de lambic, e quando pergunto “Como devo armazenar a cerveja se quiser abrir ela só daqui a 10 anos” ? A resposta é unânime: Deitada.
Quem já guardou Cantillon por mais de 5 anos em pé, sabe que ao tentar tirar a rolha, ela esmigalha. Se guardar deitada, ela sai perfeitamente.

Meu amigo Alexandre Marcussi tem uma serie de textos em seu blog sobre envelhecimento, recomendo a leitura: http://ocrueomaltado.blogspot.com.br/2012/05/pegando-po-parte-i-dignidade-de-uma.html

Minha opinião ?

Se vai guardar uma cerveja(de rolha e refermentada ou lambics em geral), por 6 a 18 meses, não dará muita diferença.
Vai guardar por anos ou décadas ? Guarde deitada, a chance de a rolha ressecar após uma década é muito grande.

Hoje tenho cerca de 30 caixas de cerveja guardadas, com lambics, flanders red, oud bruins, dark strong ales, saisons, barley wine, imperial stout e algumas outras experimentais. Algumas estão deitadas, outras em pé.

Entendam que todo esse meu texto é referente a cervejas que aguentam guarda, que representam 1%(ou menos) das cervejas do mundo inteiro, mas creio que seja pelo menos 30% das cervejas que os amantes de “craft beer” no Brasil gostam e tomam.

Na foto, a adega da Hanssens Artisanaal, onde as garrafas de lambic ficam sempre deitadas, inclusive na caixa.

Hanssens Artisanaal

Não concorda com o que eu disse das garrafas deitadas ?
Me procure em 10 anos que lhe convido para tomarmos umas aqui em casa =)

[tab name=”Sobre o especialista”]

André Silva

Andre_silva_best_beers

André Silva foi dono da Importadora Best Beers e sócio no Delirium Café. Responsável por trazer marcas como Fantôme, Hanssens Artisanaal, Dieu du Ciel, Brouwerij Verhaeghe (Duchesse de Bourgogne),Oud Beersel, a maioria com potêncial de guarda.

[/tab]
[end_tabset]