Profissões Cervejeiras – Por Denny Ueda – Produtor de eventos (cervejeiro)

Participar de um evento é sempre marcante na vida das pessoas, tanto positivamente, quanto negativamente, e quem garante que esta seja uma experiência inesquecivelmente boa, é uma das profissões muito conhecidas, o produtor de eventos, também chamado de “coordenador de eventos”, “organizador de eventos”, “promotor de eventos” e até “promoter de eventos”.

Todo evento possui um conceito a ser trabalhado, podendo ser de puro entretenimento, cultural, esportivo, econômicos e até político. Aqui vamos falar um pouco sobre eventos que tangenciam a crescente cultura de cerveja no Brasil, e que possui antes de mais nada um forte caráter social e cultural.

Tendo como base o conceito cultural, criam-se eventos cervejeiros no qual as pessoas saem com alguma carga de conhecimento, seja diretamente em uma palestra ou curso, seja em uma roda de conversa com os amigos no qual invariavelmente o assunto é cerveja. A troca de experiência é saudável e para que isso ocorra, deve estar em um ambiente muito bem planejado e produzido.

Para que isso ocorra, vamos discorrer sobre diversos pontos “pré-evento”, que são básicos e que aumenta de complexidade à medida que aumenta o tamanho do evento.

Dicas – Produtor de Eventos Cervejeiros

a pint eventos

Conceito bem definido é o primeiro passo. Exemplos claros são os eventos da Academia de Idéias Cervejeiras, como o “A Pint With The Queen“, no qual de maneira geral a Escola Cervejeira Inglesa é o foco do evento. Outro evento bem definido é o IPA Day Brasil, no qual o foco são as cervejas do estilo IPA (India Pale Ale). Nestes eventos as pessoas podem provar diversos rótulos deste estilo ou escola e suas variações. Junto ao conceito, também é definido o tipo de público a ser abordado.

comunicacao cerveja

Comunicação é o segundo passo. Este inclusive acompanhará paralelamente por todo o processo pré-evento, durante o evento e pós-evento. Quando falamos em pré-evento, não é apenas o “teaser” para as pessoas que irão, falamos aqui de comunicação aos parceiros, no qual muitas vezes são o alicerce financeiro para tudo ocorra.

beerfund500_54257 eventos

 Este ponto é crucial e está aqui pois acabamos de falar em “parceiros”, que podem ser patrocinadores ou até sócios do evento. Ter um ou mais patrocinadores é o ideal, mas sempre lembrando de que os eventos não podem perder o conceito original.

Estrutura. Todos devem saber, ou pelo menos imaginar que para todo evento público existem inúmeras exigências legais a serem cumpridas. Nosso intuito não é escrever um manual sobre estes detalhes, e sim mencionar alguns pontos relevantes, que vão além do mínimo necessário, indo em direção de um bom evento. Vamos começar pelo básico:

Sanitários:

banheiro cerveja eventos

 Não tem como imaginar um evento cervejeiro sem um bom número de sanitários. Parece óbvio, mas estes precisam realmente funcionar, estarem equipados e ter funcionários a todo momento prestando serviços. Um bom exemplo de boa estrutura é o Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente no Parque Vila Germânica em Blumenau desde 2010.

Locais para sentar e mesas para comer

Esta é mais uma questão que parece óbvio, mas nem sempre acontece. Vale a pena investir o espaço em “comodidade”. É muito bacana tomar cerveja, e ainda melhor se for bemacompanhado com um belo aperitivo ou bom prato de comida. Vale lembrar que as pessoas gostam de conversar enquanto comem, então por mais que nem sempre seja possível, tentar adequar a acústica do local para que o som da música não se torne um inimigo das cordas vocais do público. A não ser que seja uma “balada”.

Segurança e saúde

segurança cerveja eventos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, nos eventos de cervejas especiais não é muito comum ver confusões (leia brigas) e pessoas passando muito mal. Entretanto ações de prevenção nunca é demais.

Táxi

taxi beer eventos Serviço de táxi é fundamental. Divulgar e estimular o uso é mais que uma obrigação.

Água

Em alguns eventos a água é fornecida gratuitamente. Sem dúvida para o público, isso é o ideal em eventos cervejeiros. Quando não é possível este fornecimento gratuito, a sugestão é de vender a um valor de mercado justo, que não iniba o consumo.

Comida

Experiência completa. A receita é simples: boa cerveja se completa com boa comida. Para isso, mais do que convidar ou abrir espaço a bons parceiros ou fornecedores de comida, é necessário garantir que haverá estrutura adequada de entrada e saída de mercadoria, estoque e preparo.

Atrações

Seguindo o mesmo raciocínio da cerveja boa, comida boa e estrutura boa, nada como ter atrações que agradem a maior parte do público para fechar a experiência para ficar na memória. Além das atrações tradicionais como shows, é sempre muito bem-vindo palestras, cursos, workshops, concursos e atividades em geral, como por exemplo as brassagens coletivas abertas.

Comentários finais

Para que tudo isso aconteça é necessário ter toda uma equipe experiente ou muito bem treinada, bons fornecedores, uma boa comunicação (antes, durante e depois) e acima de tudo profissionalismo e paixão pelo faz.

No Brasil o crescimento do número de eventos é reflexo da expansão da cultura cervejeira e ao mesmo tempo os eventos são peças fundamentais para esta mesma expansão.

Passamos por um momento de profissionalização, ou seja, existe uma tendência muito grande do aumento de qualidade dos eventos. Os amantes de boas cervejas que fazem eventos estão se profissionalizando, enquanto que profissionais produtores de eventos estão sendo mais requisitados. E é claro se juntando a nós, amantes de boas cervejas.

Sobre o Autor:

<

p style=”text-align: justify;”>

Denny Ueda

denny ueda Denny Ueda é Beer Sommelier e mestre em estilos formado pela ABS / Instituto da Cerveja, além de ter uma vasta experiência profissional no ramo cervejeiro. Já foi proprietário da loja virtual Estação Cerveja, trabalhou na Cervejaria EikBier como consultor de negócios, na Wtrends como coordenador de projetos e atualmente possui uma empresa de consultoria, treinamentos e prestação de serviços vinculados a cerveja, a Plan Beer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comments

  • Profissões Cervejeiras – O Vendedor de Cervejas – Por Denny UedaBrejada.com – Comunicação e Consultoria Cervejeira 18 de agosto de 2014 at 11:08

    […] Profissões Cervejeiras – Por Denny Ueda – Produtor de eventos (cervejeiro) […]