Brejas da Semana – Invicta/Sixpoint – Sexta-Feira e Six o’ Clock – Cervejas Nacionais colaborativas

Salve Brejeiros! Nesta semana vamos falar sobre duas cervejas nacionais colaborativas entre a americana Sixpoint e a Brasileira Invicta, a sexta-feira e a six o ‘clock, uma Imperial IPA e uma India Pale Ale respectivamente, em uma delas foi usado um sistema que tem se tornado popular, o crowdfunding. Aproveitamos também para entrevistar o Dono da Sixpoint, Shane Welch.

Quem acompanha nosso blog sabe do nosso apoio aos projetos de Crowdfunding relacionados à cultura cervejeira. Falamos sobre o projeto “O Petroleum é nosso” , que visa angariar fundos para produção de um documentário sobre a Dum Petroleum e sua evolução em paralelo com o crescimento da indústria e a evolução da cena cervejeira nacional, e também sobre o Social Beers, uma plataforma online de financiamento coletivo voltado para ações ligadas à cultura cervejeira.

A sexta feira foi o primeiro projeto do Social Beers tinha por objetivo a criação de uma cerveja colaborativa, feita pela Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto e a americana Sixpoint Brewery. O resultado foi uma Imperial India Pale Ale com 8% de álcool e 85 IBU

A equipe Brejada contribuiu para a conclusão do projeto e recebeu sua recompensa na última semana. Abaixo, nossas impressões sobre essa criação:

Cervejas Nacionais – Sexta Feira

cervejas nacionais - sexta feira

A sexta feira apresentou uma coloração âmbar-alaranjado, com uma belíssima formação de espuma de ótima persistência. Uma pancada de lúpulos cítricos e resinosos dá o tom do aroma da cerveja, dominando totalmente o buquê. Na boca, um amargor médio-alto com uma enfraquecida base maltada, que tira um pouco o equilíbrio da cerveja. O corpo também é mais leve que o usual e a carbonatação um pouco abaixo do ideal. No geral, esperávamos mais dessa cerveja, que não é páreo para suas semelhantes de ambas as cervejarias (A 1000 IBU da Invicta e a Resin da Sixpoint). Com exceção do aroma e do amargor todos os elementos estão abaixo do ideal, mas de um modo geral não deixa de ser uma cerveja saborosa e bem feita.

Cervejas Nacionais – Six o’ Clock

cervejas nacionais - 6o'clock

Já a 6 o’clock com coloração âmbar claro seguiu a mesma linha de lúpulos da sexta feira, que encaixaram muito bem nesta IPA, também se destacam o cítrico e o resinoso bem forte no aroma. Na boca, um amargor médio-alto e o malte aparecendo sem encobrir nenhum sabor do lúpulo. Com corpo típico de uma IPA padrão e carbonata’ão na medida. No geral uma boa IPA, sem nada de surpreendente, mas mesmo assim bem executada e vale a pena conhecer.

Abaixo nossa entrevista com Shane Welch sobre sua viagem ao brasil, como surgiu a parceria com a Invicta e quais foram as brejas que ele mais gostou de tomar aqui:

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=7ONYeZQI9qg”]

caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui

Continuem acompanhando os projetos do Social Beers e fiquem ligados nas próximas ações. Parabenizamos os envolvidos e desejamos que essas parcerias sejam cada vez mais frequentes.

caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui

Cheers!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comments

  • Barco, cervejaria artesanal criada de concursos caseiros 29 de maio de 2014 at 14:49

    […] Outra novidade que gerou bastante comentários no Festival Brasileiro de Blumenau, foi a hot lager, uma premium lager com pimenta calabresa. Seu objetivo é atingir uma grande drinkability e agradar ao público que gosta de uma boa pimenta, mesmo divergente em opiniões vale a pena passar por esta experiência, inclusive foi destacada por Shane Welch, mestre cervejeiro da cervejaria americana Sixpoint em sua ultima viagem ao Brasil (Veja o que o Shane disse dessa breja clicando aqui). […]