Salve Brejeiros! Você está em um bar com seus amigos e avista aquela cerveja que há tempos você gostaria de provar. Abre a geladeira, olha o rótulo e a vontade de abrir e tomar aquela cerveja é inevitável. Você olha a etiqueta do preço e um balde de água gelada cai sobre a sua cabeça, afinal, sozinho você não consegue “bancar” aquela degustação tão desejada.

A solução é apelar para a velha “vaquinha” com os amigos, se eles toparem, um copo para cada um e a cerveja é dividida entre todos, tanto para beber quanto para pagar. Agora, será que isso acontece do outro lado? O cervejeiro quer fazer um novo projeto, seja uma nova cerveja ou algo para agregar a cultura da bebida no país, mas olha no bolso (ou no caixa) e não há recursos para isso. Será que ele pode fazer uma “vaquinha” com seus clientes? Se não podia, agora ele pode!

A onda do crowdfunding, um sistema de financiamento coletivo para atingir uma meta específica, seja a criação de um produto, de uma empresa ou para uma causa específica, chegou a nossos copos. O Social Beers, site criado com o intuito de movimentar os cervejeiros em prol de projetos voltados para o tema, já possui seu primeiro projeto. Intitulado “Sexta-Feira”, a ideia é criar uma cerveja colaborativa entre a cervejaria paulista Invicta, de Ribeirão Preto, e a americana Sixpoint, inspiradas nas Imperial IPAs das marcas, a 1000 IBU e a Resin, respectivamente. A data final é 17/03 e até a data dessa publicação já havia sido atingido 77% do orçamento do projeto. A recompensa para os apoiadores é receber com exclusividade a cerveja produzida, e sua quantidade e prêmios extras ficam de acordo com o total da doação.

Outra cervejaria que resolveu compartilhar um projeto com seus fãs foi a DUM, de Curitiba. Famosos por serem os criadores da incrível Petroleum, esses cervejeiros tiveram a ideia de produzir um documentário sobre a cria. A ideia é concatenar filmagens de arquivo pessoal e colaborações diversas para contar a história dessa intrigante cerveja brasileira, que passou de mito paranaense para maior sensação do cenário brasileiro de 2012. A plataforma escolhida foi o Catarse, que suporta vários tipos de projetos de financiamento coletivo. Os apoiadores, além de receberem o DVD do filme, receberão prêmios exclusivos de acordo com a doação, como camisetas, uma garrafa de 600 ml da Petroleum, feita especialmente para os apoiadores e até um jantar harmonizado.

Em breve, falaremos com mais detalhes de ambas as iniciativas. Por enquanto, façam a parte de vocês e colaborem para que os projetos aconteçam. Nós, da equipe Brejada, fizemos nossa parte. Contamos com todos os brejeiros do Brasil!

Cheers!