Lançamento – Cervejaria Capitu

Salve brejeiros! Com muita satisfação que anunciamos que mais uma cervejaria caseira sai da panela e vai para fábrica, desta vez a Capitu do mito caseiro Fred Ming e seu sócio Marcelo Cury traz o mistério de Machado de Assis para suas cervejas e faz criações inusitadas. O brejada conta um pouco da história desta cervejaria e entrevista Fred Ming, vamos conferir!

 

Cervejaria Capitu – História

capitu2

A Capitu começou de maneira bem inusitada em Berlim, Frederico Ming, ou Fred Ming como é conhecido no mercado até então arquiteto na época, estava reformando um vagão na Alemanha. Foi então que um alemão chamado Heinz mostrou uma flor que mudaria sua vida, o lúpulo, onde o que ele sábia na época era que se fazia cerveja com isto, mas nenhuma referencia de como utilizar na produção. Dias depois ele ensinou Ming a moer malte, e aquela experiência despertou em Ming a ânsia do conhecimento cervejeiro, foi então que mais tarde que ele aprendeu a arte do homebrew.

Voltando ao Brasil encontrou outra figura crucial para seu futuro, Marcelo Cury, amigo de faculdade de Ming e também apreciador de cervejas. Com apenas uma receita de trigo doada por Heinz convenceu Marcelo a produzir a primeira cerveja caseira e o resultado foi satisfatório.

Foi então que começaram parceria que daria muitos frutos, Marcelo tem a ideia de adaptar uma maquina de lavar aos processos de mateação, criando aa maltadeira Capitu. “Usei o tambor que gira e inseri um fluxo de ar quente com um secador de cabelos para secar e aquecer o grão. Basicamente isso”, explica Marcelo. Foram feitas melhorias e incluiucontrole de temperatura por exemplo.

Ming então cria uma pequena fábrica caseira em sua casa. Já conhecida de amigos próximos dos cervejeiros, foi se tornando popular. Foi então que a Capitu ganhou seu primeiro prêmio, em 2012 a dupla vence o Concurso da ACERVA Paulista, com sua Otmeal Stout e produz 500 litros da breja naCervejaria Nacional, até então a única experiência fora da panela.

2014 foi então outro capitulo importante desta cervejaria, Capitu que é uma homenagem a personagem do escritor Machado de Assis em seu livro Dom Casmurro , tem um ar muito misterioso e seu gênero não é muito definida na trama. A produção da Capitu é feita na Cervejaria Dadiva, em varzea paulista.

 

Cervejaria Capitu – Entrevista com Fred Ming

Entrevistamos Fred Ming para falar sobre a Capitu e seus lançamentos:

[embedplusvideo height=”360″ width=”640″ editlink=”http://bit.ly/1rm8kv4″ standard=”http://www.youtube.com/v/6XBYeClLAOI?fs=1″ vars=”ytid=6XBYeClLAOI&width=640&height=360&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=1&react=1&chapters=¬es=” id=”ep6901″ /]

 

 

 

Cervejaria Capitu – Tilted Barn

[su_box title=”Specialty Ale” style=”glass” box_color=”#dbba5c” radius=”6″]

capitu tilted barn

Toque de malte defumado e generosa porção de cevada fresca e crua. Capitu Tilted Barn é cerveja clara, carregada de paradoxos: leve e marcante, rústica e refrescante, do jeito que o brasileiro gosta. Herdeira da arte das melhores escolas do ramo. Não tente entender. É degustar e se render.

[/su_box]

Nossa Impressão

Se um dia nos perguntassem o que é o aroma e sabor de um grão cru, com certeza recomendaríamos esta breja, que traz notas de grão cru de malte, um leve defumado e muita refrescância, uma cerveja perfeita para o verão, traz uma opção defumada com drinkability altíssima, parabéns pela criação.

Cervejaria Capitu – Amber Ale

[su_box title=”Amber Ale” style=”glass” box_color=”#dbba5c” radius=”6″]

Capitu_6490

Encantadora fusão de maltes caramelos com o perfumado cítrico e frutado dos lúpulos norte-americanos. Nessa combinação, não deixamos de contemplar certas virtudes da escola cervejeira européia, em busca de um maior equilíbrio entre os elementos sensoriais.

[/su_box]

Nossa Impressão

Harmonia perfeita entre malte e lúpulo, normalmente vemos muito mais uma amber com explosão de lúpulo americano e o malte em segundo plano, mas nesta breja o malte é o protagonista e o lúpulo equilibra perfeitamente a breja.

Em breve mais novidades da Capitu!

Cheers!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comments