Libano – Cervejaria 961 Beer

Salve brejeiros, nós temos uma novidade que remete a região de origem da cerveja, o oriente médio, é o lançamento de uma cervejaria libanesa aqui no Brasil, a cervejaria 961 beer, que reúne três rótulos de cervejas bem equilibradas e com boa drinkability, não deixando a desejar a nenhuma outra cervejaria do mundo.

Origem da Cervejaria

Mazen Hajjar cervejaria 961 beer

Tudo começou quando em uma época conturbada no Líbano, 2006, o país estava em conflito, e o futuro fundador da 961 beer Mazen Hajjar, que na época trabalhava em uma empresa aérea, estava ilhado em seu apartamento por causa dos bombardeios que ocorriam. Foi neste momento que Hajjar começou a ler um livro que mudaria sua vida, o livro “Beer School”, de Steve Hindy, que foi correspondente internacional no Líbano no passado e se tornou sócio-fundador da Brooklyn Brewery. Steve começa seu livro descrevendo um bombardeiro em Beirute e Mazen se intensifica com a leitura e decide seguir o mesmo caminho e fazer cerveja.

Mesmo querendo fazer cerveja, não era tão simples assim realizar o sonho, pois na época era quase impossível conseguir ou importar os ingredientes para o país. Foi então que ao encontrar Henrik Haagen, executivo dinamarquês, iniciou uma parceria onde Haagen enviava os ingredientes da Dinamarca e Hajjar fazia a cerveja, artesanalmente, em seu apartamento. Com o tempo a qualidade da cerveja foi gradativamente melhorando e resolveram montar um galpão e um pub em Beirute. O sucesso foi tão grande que não conseguia suprir a produção, então Em 2009 decidiram suspender a produção e reformular o negócio para atender o esperado do mercado.

Em 2011, a cervejaria 961 Beer reabre e hoje exporta para mais de 15 países em todo o mundo. Uma curiosidade legal do nome da cervejaria é que 961 é o código de ligação internacional do Líbano.

Cervejaria 961 Beer – Witbier

cervejaria-961-beer-witbier

Witbier que leva laranja libanesa e que da um toque interessante para cerveja, não deixando tão doce e dando um toque de acidez e cítrico, o que facilita muito para se beber bastante, ótima cerveja bem equilibrada e refrescante, combina muito bem com frutos do mar, comida japonesa e saladas.

Cervejaria 961 Beer – Lager

cervejaria-961-beer-lager

Lager com ótimo contraste de malte e lúpulo trazendo notas herbais, florais e biscoito, é uma cerveja muito refrescante e bem executada, esta breja foi eleita a melhor Lager do Hong Kong International Beer Awards em 2012. Combina com Peixes leves como o St. Peter, também combina com pratos a base de frango, e até mesmo com o bom feijão carioca..

Cervejaria 961 Beer – Porter

cervejaria-961-beer-porter

O mais impressionante desta breja é sua drinkability, uma Porter que traz notas de chocolate meio amargo e leve café, lembrando um Café Mocha, tem final seco deixando fácil para o próximo gole, combina com A Porter da 961 Beer, cerveja escura de tradição inglesa, é uma cerveja preta opaca, mas tem corpo médio, boa carbonatação e final seco, o que mantém a cerveja leve. É também extremamente aromática, feita com um blend delicado de maltes que lhe dão sabor e aroma lembrando chocolate meio amargo e café com leite. Na boca, o amargor dos maltes torrados se combina a uma leve acidez. Harmoniza bem com kebabs picantes, carnes grelhadas, comidas mexicana e indiana, além de sobremesas à base de chocolate.

Entrevista

Aproveitamos e entrevistamos Patrick Bared, dono da importadora Brave Company que tem exclusividade da marca.

[embedplusvideo height=”360″ width=”640″ editlink=”http://bit.ly/1jnmVg1″ standard=”http://www.youtube.com/v/wKyVoOE6VqM?fs=1″ vars=”ytid=wKyVoOE6VqM&width=640&height=360&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep3679″ /]

Em breve mais novidades.

Cheers!

 

Mais sobre a 961 Beer:

https://www.facebook.com/961beerbr

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bar-do-celso/961-beer-cerveja-artesanal-libanesa-chega-ao-brasil/

http://www.botecoecerveja.com.br/2014/06/cerveja-libanesa-961-beer-chega-em-sp/