Press-Release

Odoyá Witbier

Salve brejeiros, apresentação da ideia Odoyá é um presente para Iemanjá. Para desenvolvê-la buscamos conexões entre alguns preceitos da cozinha de santo e ingredientes necessários para uma boa cerveja.

Para esse projeto mais do que especial, a Cervejaria Nacional contou com a curadoria da incrível Lourence Alves. Lourence é cozinheira e amante de cerveja, filha de Iemanjá e ativista das afro brasilidades. Drª em Alimentação, Nutrição e Saúde, historiadora e bacharel em Gastronomia. É pesquisadora de gastronomia com foco em cozinha afro-brasileira e religiosidades de matrizes africanas. Atualmente é professora substituta de Gastronomia na UFRJ. É colaboradora da Oriki Editora e membro do grupo de Pesquisa e Extensão CulinAfro, que atua junto a territórios quilombolas.

Como orixá funfun, seus insumos vão se remeter ao branco. Contudo sua associação com as águas salgadas vai permitir a incorporação de camarões em alguns de seus preparos, variando de acordo com a qualidade de Iemanjá e com a casa de santo. Por ser a senhora das águas salgadas, os peixes são simbolicamente sua principal homenagem. Além deles, outros animais também são abatidos para Iemanjá, sempre respeitando a pelagem e penugem de cores claras. O ebô yá é um prato feito com milho branco cozido, temperado e refogado com camarões. Por sua conexão com a água, as comidas dedicadas a Iemanjá usualmente serão mais úmidas. O manjar branco, feito com amido de milho também é muito dedicado à divindade, sem adição de açúcar. Por fim temos a canjica ou mugunzá, que é uma comida votiva clássica dos orixás de linhagem branca, também associada às divindades mais velhas.

Também são muito utilizados em suas oferendas grãos, favas e milho branco, azeite doce, espumantes e anis. Assim, desenvolvemos uma cerveja clara, do estilo witbier com boa carbonatação em referência ao espumante. O milho branco compõe um dos cereais de base do produto, proporcionando um corpo leve, que também nos remete ao mar. Além disso, são adicionados a esse presente para Iemanjá, coco e anis, que atribuem não só para o aroma, mas também para o sabor da cerveja.

NOME DA CERVEJA

Odoyá Witbier

LITRAGEM: 500L

INGREDIENTES: Água, malte, milho branco, anis estrelado, coco, lúpulo e levedura.

HARMONIZAÇÃO: moqueca de peixe branco, camarão no coco, manjar.

AROMAS: Condimentos como anis e coco

COLORAÇÃO – Amarela clara e levemente turva

FICHA TÉCNICA: Cor 2 SRM – Álcool 5,2 % ABV – Amargor 15 IBU

Odoyá Witbier nada clássica. Ao invés de trigo, sua composição levou milho branco. Ela possui coloração amarelo clara e leve turbidez. No aroma, notas de condimentado como anis se destacam e misturam com de coco. Na boca, o anis e o coco continuam em primeiro plano. Percebe-se também corpo médio-baixo, amargor bastante sutil e alto carbonatação resultando numa cerveja super-refrescante.

TIPO DA CERVEJA

Witbier

DESCRIÇÃO DO TIPO: Uma ale à base de trigo, refrescante, elegante, saborosa, de moderada intensidade. Costuma levar condimentos como coentro em grão e um cítrico como casca de laranja.


DATA DE LANÇAMENTO: 02/02/23 (Dia de Iemanjá)

Prev Next
No Comments

Deixe um comentário