Cervejaria Artesanal – Notícias da ACERVA-SP

acerva

Viva La Revolucion ! Salve brejeiros, postaremos a partir de hoje novidades e boletins das ACERVAS e órgãos ligados a cerveja artesanal, começaremos com a ACERVA-SP e colocaremos na integra o boletim de fevereiro deles:

Mais um mês de muitas novidades na ACervA Paulista. Em fevereiro, pela primeira vez em nossa história, atingimos e ultrapassamos a marca de 200 associados ativos. O número vai de encontro com o grande crescimento que a cerveja caseira vem tendo não só no estado de São Paulo, mas em todo o país. Nossos desafios aumentam nessa mesma proporção, por isso, contamos com a colaboração de todos para que o crescimento sempre aconteça da maneira mais saudável possível.

Outro momento importante no mês foi a brassagem de dois mil litros da Blond Ale do associado Paulo Mattos, vencedor do nosso IV Concurso Estadual, no dia 24, na cervejaria Magnus, em Socorro. Em breve a cerveja estará disponível em algum de nossos encontros.

Placa_Magnus

E ainda falando sobre concursos, também divulgamos o regulamento e abrimos as inscrições (que vão até o dia 2 de maio) do V Concurso Estadual da ACervA Paulista. O estilo da vez será o Oktoberfest/Marzen (3B do BJCP) e a cerveja vencedora será produzida pela cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto.

 

Sede, materiais e eventos

No mês, abrimos para os sócios uma importante discussão sobre os parâmetros da nova sede da ACervA Paulista. Em uma conversa com mais de 100 e-mails trocados, a diretoria pôde ter uma noção mais precisa de quais os anseios dos associados, seja em termos de localização da nossa futura casa, seja em como deveremos encará-la e quanto poderemos nela investir. Ainda sobre a sede, retiramos de nosso antigo endereço tudo o que tinhamos por lá. Esse material está provisoriamente guardado na casa de um associado de São Paulo. Já os artigos que estão à venda, como as camisetas e growlers, foram distribuídos entre os diretores das nossas regionais.

Em fevereiro também realizamos um curso de chiller de contrafluxo na Cervejoteca de Campinas, ministrado pelo associado Guilherme de Santi, e a brassagem coletiva de uma Oktoberfest no Sinnatrah, em São Paulo, em panelas de 15L, para incentivar a produção de cerveja caseira em espaços pequenos.

 

Parcerias a listas de e-mails

Além disso, atendendo à sugestão de diversos associados e acatando uma decisão que tivemos no encontro de Socorro, em novembro do ano passado, alteramos o nome da lista aberta de discussão administrada pela Acerva Paulista, que passou a se chamar “Cerveja Artesanal SP”, para que o vínculo com a nossa associação seja o menor possível. Sobre e-mails, também fizemos uma reorganização na nossa lista fechada, para que ela seja composta apenas por sócios adimplentes.

Dando sequência à ampliação do leque de vantagens para os nossos associados, firmamos mais duas novas parcerias: com as cervejarias Opera, de Araraquara, e Brejá, de São Paulo, que inclusive promoveu um evento para nos recepcionar, no qual ofereceu 20% de desconto em todas as cervejas belgas para os nossos associados. Todas as nossas parcerias e suas condições podem ser conferidas clicando aqui.

Por fim, ainda anunciamos um desconto pontual para os associados na festa cervejeira A pint with de queen.

Cheers!