Salve Brejeiros! O Brasil tem se tornado nos últimos anos um dos países com maior potencial para criação de boas cervejas no mundo. Frequentemente, nossas cervejas são premiadas em competições internacionais, lado a lado de criações dos países mais tradicionais. No país, algumas cidades tomaram a dianteira como maiores potências cervejeiras, e para muitos especialistas a mais brilhante delas é Curitiba.

Estivemos no último Dum Day, festival promovido pela Cervejaria Dum, criadora da receita original da famosa Petroleum, e podemos presenciar não só a qualidade das pequenas cervejarias da cidade como também a união entre os cervejeiros. Apesar disso, a distribuição permanecia muito restrita, devido a toda dificuldade na cadeia de comercialização no país, recheada de tributações e burocracias que travam o ímpeto de qualquer produtor pequeno.

Dessa união e da necessidade de crescer, surgiu a ideia de pequenas cervejarias unirem forças em uma espécie de cooperativa cervejeira, onde juntos podem produzir e distribuir suas criações, o que era improvável quando tentavam por si mesmos.

Batizado de “A Liga das Cervejas Extraordinárias”, o grupo formado pelas cervejarias Dum, Pagan, Fucking Beer, Morada e Tormenta acabou de desembarcar seus rótulos em São Paulo, e nós, da equipe Brejada, estivemos no lançamento para conferir essa novidade:

Parabéns aos organizadores dessa iniciativa, sem dúvida a cultura cervejeira dá um grande passo com a união dos pequenos produtores.

Os rótulos estão disponíveis nas melhores lojas especializadas de São Paulo. Vale a pena experimentar!

Cheers!