O tão aguardado Tasting Room da Cervejaria Dogma saiu do forno. Fizemos um tour completo para mostramos para vocês e também entrevistamos um dos sócios para contar das novidades deste novo empreendimento.
Cervejaria Dogma – O Local
O espaço é divido em dois ambientes: cervejaria e o próprio tasting room, trazendo um ar sofisticado e moderno, mas simples, sem passar a ideia de ser um lugar chique. Fica localizado na Santa Cecília na Rua Fortunato, 236 em São Paulo.
Horário de funcionamento: Qui e Sex: 17h às 23h Sáb: 12h às 23h Dom: 12h às 19h
Tasting Room
[su_custom_gallery source=”media: 53573,53581,53580,53579,53578,53577,53576,53575,53574″ link=”lightbox”]
Possui 20 torneiras, sendo 18 são voltadas para chopes e o restante será usado para água, cold brew, refrigerantes entre outras coisas. O objetivo é que todas as torneiras sejam preenchidas com chopes produzidos na própria cervejaria, muitas delas exclusivas que serão testes para uma possível produção em escala no futuro. Além do chope também serão envasadas garrafas de 750ml e 375ml, nenhuma rolhada, todas utilizando tampinhas. Também terão growlers, crowlers e uma loja de souvenirs da Dogma.
Cervejaria
[su_custom_gallery source=”media: 53620,53630,53629,53628,53627,53626,53625,53624,53623,53622,53621,53582″ link=”lightbox”]
Com capacidade para 3500 litros em 7 tanques de 500 litros a estrutura da cervejaria é toda elétrica, possui sala de malte vedada, uma cozinha tribloco, máquina para lavagem de barril e engarrafadora. O local foi pensado como laboratório e testar receitas que não seriam possíveis fazer como cigano, o intuito é que toda a produção seja para suprir o próprio tasting room, que possui 20 torneiras e Câmara Fria. É permitido fazer um tour na cervejaria, mas precisa ser agendado anteriormente pelo email loja@cervejariadogma.com.br. Os tours são em grupos de no máximo 6 pessoas e são feitos aos sábados e domingo as 12h.
Dogma Tasting Room – Tour + Entrevista
Dogma Tasting Room – Novidades
Dogma Cecilia
Uma Kolsh com dry hopping de Hallertau, sensorialmente no primeiro momento fica a sensação de lúpulo cítrico e logo em seguida aparece notas florais e herbais, cerveja muito bem feita com amargor médio baixo, dourada e drinkability altíssima.
Curiosidade: Ela foi feita com insumos 100% alemães.
Dogma Altazor
Uma Saison com um mix de leveduras, sendo uma delas legitimamente nacional, isolada da casca de jabuticaba, sensorialmente é uma Saison tradicional, bem seca e leve, a secura ajuda na drinkability, também aparece um leve fenólico.
Dogma Dankest
Um NE Dipa com boa carga sensorial de maracujá, erva/mato e também mentolado. Uma pancada de cerveja para degustar cada gole.
Dogma Cake
Uma Imperial Stout com coco. Sensorialmente bem complexa, traz notas de coco, chocolate, açúcar mascavo, café, canela.
Dogma / Hocus Pocus Guava
Uma IPA com goiaba colaborativa entre Hocus Pocus e Dogma. Realmente essa IPA surpreendeu, traz características de levedura Conan, a goiaba aparece em evidência, mesmo assim muito equilibrada e bem juicy.
Dogma Boreas
Uma IPA que utiliza Cryo Hops (processo de conservar lúpulos em criogenia), o resultado foi uma breja bem resinosa, com corpo médio baixo e com os lúpulos Citra, Simcoe e Mosaic bem evidentes.
No Tasting Room da Cervejaria Dogma há opções de snacks, tábua de frios e food trucks, também é permitido pedir delivery e consumir no próprio local sem problemas.
SOBRE A DOGMA
Essa cervejaria tem uma ligação muito legal com o Brejada, pois quando começamos ela ainda era embrionária, então também colocaremos partes que participamos desta história.
Curiosidade: O primeiro vídeo do Brejada inclusive foi sobre a Cafuza, quando o Luan Ferre ainda fazia parte do Brejada:
https://www.youtube.com/watch?v=RcNlYr0XwMY
Tudo começou na panela quando 3 cervejeiros caseiros faziam cervejas caseiras e as vezes faziam colaborativas entre sí, eram eles, Bruno Moreno (Serra de Três Pontas), Luciano Silva (Noturna) e Leonardo Satt (Prima Satt). Nesta época para se ter ideia na Serra de Três Pontas já havia a Cafuza, Touro Sentado, Orfeu Negro (ainda era outro estilo base com cerveja) entre tantos outros rótulo que nem saíram para a indústria. Inclusive a primeira brassagem que o Brejada participou foi da própria Serra de Três Pontas, durante a brassagem da Antrax:
Cervejaria Artesanal – Serra de Três Pontas – Parte 2: A nova criação!
Depois de já fazer sucesso com a Cafuza em forma caseira (colaborativa com o Leonardo Satt da Prima Satt até então) eles resolveram levar a receita até a fábrica fazendo uma produção da Cafuza na Cervejaria Nacional. Quem provou neste dia a intitulada Cafuza Centenária (por conta da troca por lúpulo centennial e 9,5% de Álcool) você pode conferir como foi esse lançamento na nossa cobertura:
https://www.youtube.com/watch?v=p4eLv-g2FiA
Um tempo após isso os três resolveram ser tornar profissionais e apesar de usar as marcas de forma separada como holding se uniram na distribuição ( o autor que vos escreve já insistia que deveria ser uma marca só já nesta época) e novamente com a Cafuza iniciaram-se vários lançamentos da até então “Cervejas Sazonais”:
https://www.youtube.com/watch?v=Vmz8MtZannM
Foi então que em junho de 2015 resolveram criar uma nova marca única que tivesse um conceito e foi ai que nasceu a Dogma. A partir do lançamento a cervejaria estourou nacionalmente e foi destaque até internacionalmente sendo considerada a melhor cervejaria brasileira pelo Rate Beer.
Alguns Rótulos Lançados pela Dogma
Panopticon Times: Belgian Saison | 5,6% ABV
Modern Dogma: Imperial Mocha Porter | 9% ABV
Orfeu Negro: Russian Imperial Stout | 12% ABV
The Wallace: Wee Heavy | 8% ABV
Cafuza: Imperial India Black Ale | 8,5% ABV
Hop Lover: Imperial India Pale Alte | 8,5% ABV
Touro Sentado: American India Pale Ale | 6,5% ABV
Rizoma: Double India Pale Ale | 8,3% ABV
Rizoma II: Double India Pale Ale | 8,3% ABV
Citra Lover: Imperial India Pale Alte | 8,5% ABV
Mosaic Lover: Imperial India Pale Alte | 8,5% ABV
Azzaca Lover: Imperial India Pale Ale | 8,5% ABV
Equinox Lover: Double India Pale Ale | 8,5% ABV
Estigma: American India Pale Ale | 7% ABV
Branca de Brett: Sour Ale com Brettanomyces | 5,5% ABV
EAP: Russian Imperial Stout | 10% ABV
Sourmind: Berliner Ryesse| 4,4% ABV
Éden: American Wheat| 5,1% ABV
Ficamos muito felizes com o local e as cervejas também estão de parabéns, vamos aguardar mais novidades em breve.
Cheers˜!
No Comments