A pesquisa inédita intitulada I AM CARNAVAL sobre o Carnaval de São Paulo, realizada pela Amstel, em parceria com a Liga-SP, as escolas de samba do grupo especial de São Paulo e a Datafolha, teve como objetivo detalhar o perfil das pessoas que fazem o carnaval da capital paulista acontecer e como essas individualidades contribuem para a construção do coletivo.
Perfil Demográfico e Participação
Durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, foram entrevistadas 1.752 pessoas acima de 25 anos, entre foliões e trabalhadores de todas as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo (14 no total) durante os ensaios nas quadras e nos ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi. A pesquisa reúne dados gerais de diferentes recortes, além da abrangência das diversas facetas envolvidas na realização do carnaval paulistano, apresentando a visão dessas pessoas sobre: impacto profissional, liberdade de expressão, apelo cultural, senso de comunidade, inclusão, diversidade e respeito como premissa.A pesquisa revela uma rica demografia neste cenário de folia, sendo o público feminino o maior representante: 55% são mulheres, frente 43% homens e 1% não-binárias.
A população negra segue sendo maioria, representando 54% (30% pretas e 24% pardas) em comparação com 44% de pessoas brancas. Quanto à escolaridade, 66% das pessoas possuem ensino superior, 29% estudaram até o ensino médio e 5% concluíram somente o ensino fundamental. Além disso, 83% do público que trabalha no carnaval de São Paulo possui alguma ocupação e se encaixa na população economicamente ativa (PEA), enquanto 11% não estão englobados como PEA e representam aposentados e donas de casa.
Contribuição e Importância Pessoal
A pesquisa buscou na diferença e pluralidade dos entrevistados para entender a construção do coletivo. Todos compartilham o carnaval como uma paixão em comum, sendo esta uma das principais razões que os impulsionam a dedicar seu tempo, energia e criatividade para que o evento seja bem sucedido. Dados mostram que uma em cada quatro pessoas participa do carnaval de sua escola há mais de 4 anos, enquanto 28% participam há mais de 10 anos. A média geral de tempo em que as pessoas trabalham ou desfilam no Carnaval de São Paulo, hoje, é de 12 anos. O carnaval foi considerado “muito importante” na vida de 66% dos entrevistados e “importante” para 27%.
Equidade e Pertencimento
A pesquisa também revela que o carnaval é pertencimento. O convívio diário para fazer o espetáculo acontecer, ao longo de um ano todo, é recompensado tanto pelo resultado final, quanto pelo companheirismo de colegas que se tornam amigos. A presença de pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAPN+ em cargos de liderança nas escolas é cada vez maior, e isso também evidencia mudança e abertura gradual das estruturas do carnaval para todas as pessoas. No entanto, desafios na equidade de visibilidade durante os desfiles foram reconhecidos por 77% dos participantes.
Veja também: https://brejada.com/ivete-sangalo-vevita-carnava-2024/
Patrocínio e Parceria
A Amstel é a patrocinadora oficial do Carnaval de São Paulo no Anhembi e será parceira da Liga-SP no biênio 2024-2025.Para ter acesso à pesquisa completa, basta acessar este link. Para ter acesso ao infográfico com os principais números, acesse este link.
Patrocínio e apoio de marcas no Carnaval de São Paulo
O Carnaval de São Paulo conta com o patrocínio e apoio de diversas marcas, como Amstel, Energia 97 FM, Jameson, Absolut, Red Bull, Beefeater, Malibu, Gin Amázzoni, entre outras. Além disso, outras marcas também investem em eventos relacionados ao Carnaval, como a Costa Cruzeiros, que realizou uma festa para comemorar seus 75 anos, e a Hospital Edmundo Vasconcelos, que é patrocinadora master do Carnaval de São Paulo.
Eventos relacionados ao Carnaval de São Paulo
Além dos desfiles das escolas de samba, o Carnaval de São Paulo conta com diversos eventos relacionados, como o Bloco Dre Tarde, que contou com o patrocínio da Amstel e apoio da Energia 97 FM, Jameson, Absolut, Red Bull, Beefeater, Malibu, Gin Amázzoni, e reuniu mais de 35 mil pessoas. Outro evento é o CarnaUOL, que conta com o patrocínio de diversas marcas, como Azul, Cacau Show, Chevrolet, Itaipava, Maturatta, Maybelline PagBank, Trident e Vanish, foi realizado no Allianz Parque em janeiro de 2024. Além disso, o OBA Festival, maior Carnaval de São Paulo, será realizado em São José do Rio Preto em fevereiro de 2024.
Perspectivas para o Carnaval de São Paulo em 2024
As perspectivas para o Carnaval de São Paulo em 2024 são afetadas pela demanda de lazer, que tende a arrefecer na segunda quinzena de fevereiro. No entanto, o Carnaval de São Paulo continua sendo um evento importante para muitas pessoas, como evidenciado pela pesquisa I AM CARNAVAL, que revela que o carnaval é uma parte fundamental da vida para 66% dos entrevistados, com 93% considerando sua contribuição pessoal como “muito importante” para o sucesso da escola de samba.
No Comments