Outras Bebidas

A vitivinicultura brasileira ganha destaque com a OIV

29 de agosto de 2026 · Kadu Mendes · 5 mins de leitura

Vitivinicultura brasileira foi o grande tema de destaque durante o recente e importante encontro institucional realizado na cidade de Bento Gonçalves, localizada na tradicional região da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. A presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a sul-africana Yvette van der Merwe, esteve presente na sede do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) para conhecer detalhadamente o panorama da produção nacional. Durante a reunião oficial realizada na sexta-feira, dia vinte e oito de agosto, a autoridade máxima do setor vitivinícola global expressou profundo entusiasmo com a evolução do país, direcionando elogios contundentes à altíssima qualidade do suco de uva produzido no território gaúcho e ressaltando o papel fundamental que o Brasil desempenha na construção do futuro do setor vitivinícola em escala internacional.

vitivinicultura brasileira - foto
vitivinicultura brasileira – foto

A agenda da representante internacional no país ocorreu durante a realização do 2º EnoMeeting by ConceptWine, Congresso Internacional de Enologia e Viticultura, sediado em Bento Gonçalves entre os dias vinte e sete e vinte e nove de agosto. O encontro na sede do Consevitis-RS permitiu a apresentação minuciosa da estrutura técnica e agrícola do país para a dirigente de uma entidade centenária. A OIV é uma organização intergovernamental de caráter técnico e científico com sede em Dijon, na França, integrada por 51 Estados Membros que representam juntas cerca de 90% de toda a área vitícola do planeta, além de responderem por 88% da produção global de vinhos e por 75% do consumo mundial. A cada ano, mais de quinhentos especialistas de diferentes partes do mundo se reúnem no âmbito da entidade para debater diretrizes e aprovar resoluções estratégicas por consenso em quatro frentes principais: viticultura e uvas de mesa, enologia e métodos de análise, aspectos legais e econômicos, e saúde e segurança do consumidor.

vitivinicultura brasileira - foto
vitivinicultura brasileira – foto

A relevância global que a vitivinicultura brasileira alcança

Na abertura formal da reunião de trabalho no Consevitis-RS, o diretor executivo da instituição, Eduardo Piaia, ministrou uma apresentação abrangente com o intuito de detalhar a complexidade e a riqueza da vitivinicultura brasileira aos presentes. Em sua intervenção, o diretor destacou as especificidades operacionais, agronômicas e culturais dos três principais sistemas produtivos existentes no país: a viticultura tradicional desenvolvida na Região Sul, o sistema produtivo com ciclo de inverno estabelecido na Região Sudeste e a produção de viticultura tropical plenamente consolidada no Nordeste brasileiro. Essa variedade de modelos demonstra uma notável flexibilidade agronômica do setor diante das amplas variações territoriais do país.

A caracterização desses três grandes polos produtivos evidenciou à comitiva internacional como a vitivinicultura brasileira consegue se adaptar a microclimas totalmente distintos, aliando tradição colonial e métodos tecnológicos avançados. Seja nas encostas da Serra Gaúcha, nos terroirs de inverno do Sudeste ou nas áreas irrigadas do Vale do São Francisco, o Brasil tem demonstrado capacidade para produzir uvas destinadas tanto à elaboração de bebidas finas quanto ao abastecimento do próspero mercado de sucos e derivados. A exposição chamou a atenção da presidente da OIV, demonstrando que os arranjos produtivos brasileiros possuem características inovadoras que servem de modelo para regiões que enfrentam transformações em suas condições tradicionais de cultivo.

vitivinicultura brasileira - foto
vitivinicultura brasileira – foto

Inovação técnica e sustentabilidade na vitivinicultura brasileira

A programação técnica da reunião no Consevitis-RS contou também com apresentações conduzidas pelos pesquisadores Marcos Botton e Henrique Pessoa dos Santos, ambos integrantes da renomada Embrapa Uva e Vinho. Os cientistas trouxeram ao debate dados atualizados de estudos recentes desenvolvidos pela instituição de pesquisa, focados principalmente nas estratégias de adaptação e mitigação diante dos impactos provocados pelas mudanças climáticas no ecossistema agrícola. Foram abordadas novas práticas de manejo e uso do solo, a aplicação de tecnologias emergentes no campo e a urgência de aproximação constante entre a pesquisa acadêmica e o mercado produtivo. Os pesquisadores frisaram ainda a relevância da troca de conhecimentos internacionais, com foco especial na genética de cultivares.

Ao entrar em contato direto com a realidade produtiva local, Yvette van der Merwe manifestou especial surpresa e admiração pela sustentabilidade econômica demonstrada pelas pequenas propriedades de agricultura familiar da Serra Gaúcha, em grande parte organizadas em cooperativas. A presidente da OIV pontuou que o aspecto econômico da sustentabilidade precisa ser observado com mais atenção e cuidado pela comunidade internacional. De acordo com a dirigente, qualquer inovação tecnológica ou ambiental precisa vir acompanhada do viés financeiro para garantir a permanência dos produtores no campo, ressaltando que este é um desafio compartilhado por diversas nações. É possível conferir os registros das reuniões técnicas acessando a acervo de registros oficiais.

vitivinicultura brasileira - foto
vitivinicultura brasileira – foto

Sucos de uva e a força econômica da vitivinicultura brasileira

Um dos momentos mais marcantes do encontro institucional foi dedicado ao reconhecimento sensorial dos produtos nacionais. A presidente da OIV participou de uma degustação guiada de sucos de uva elaborados com diferentes cultivares da linhagem BRS, desenvolvidas especificamente pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, conduzido brilhantemente pela Embrapa. A experiência sensorial causou grande entusiasmo em Yvette van der Merwe, que fez questão de declarar publicamente o seu apreço pela bebida produzida na região, afirmando categoricamente o seu amor pelos sucos elaborados em solo brasileiro.

Essa avaliação entusiasmada da autoridade internacional ganha relevância ainda maior ao se analisar os números do setor no estado do Rio Grande do Sul, onde aproximadamente a metade de toda a produção de uvas colhida é destinada diretamente para a elaboração de suco. O produto se consolidou como um dos pilares mais sólidos da economia vitivinícola gaúcha, gerando renda vital para milhares de famílias rurais. A sustentação desse mercado estratégico conta com o trabalho contínuo do Consevitis-RS, instituto responsável pelo planejamento, apoio, fomento e difusão de demandas agrícolas, técnicas, promocionais, jurídicas e ambientais do setor vitivinícola gaúcho.

O futuro promissor e a cooperação da vitivinicultura brasileira

A busca por soluções diante das crescentes transformações no clima global coloca a vitivinicultura brasileira em uma posição estratégica de cooperação científica internacional. Segundo Yvette van der Merwe, países tradicionais do continente europeu e de outras partes do mundo buscam atualmente referências e respostas nas tecnologias agrícolas e formas de manejo desenvolvidas no Brasil. A presidente da OIV destacou que o intercâmbio de experiências é fundamental para o avanço global e reforçou que a entidade internacional está plenamente aberta para aprender com os avanços científicos e práticos construídos no país.

A reunião no Consevitis-RS contou com a liderança do presidente da entidade, Maicon Galiotto, além de representantes de diversas associações, empresas do ecossistema vitivinícola e membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Vinho, Uvas e Derivados, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A articulação entre governos, órgãos de pesquisa e produtores fortalece a imagem do Brasil no exterior. Para acompanhar mais matérias e análises do setor de bebidas, novidades e grandes eventos, continue navegando no portal Brejada e fique sempre atualizado com o melhor do mercado nacional e internacional.

Para acompanhar tudo sobre vitivinicultura brasileira, continue ligado nas novidades do Brejada.

Para acompanhar tudo sobre vitivinicultura brasileira, continue ligado nas novidades do Brejada.

Leia também

/ Leia tambem

johnnie-walker-blonde-citrus
Lançamentos

11 de outubro de 2024