Educação Cervejeira

Profissões Cervejeiras – Por Denny Ueda – Professor de cervejas

9 de junho de 2014 · · 6 mins de leitura

Todos somos educadores de cerveja! Sim, somos! Você pode até estranhar esta frase, mas é verdadeira, realmente todos nós, consumidores de cervejas, somos em algum grau, educadores sobre o assunto. Mas, não quer dizer que todos ensinam coisas totalmente corretas. Quer prova disso? Quem nunca ouviu pessoas na mesa do bar difundindo algum mito que até a poucos anos atrás a maioria de nós, leitores, ainda achava verdadeiro?

professor-cervejeiro-todo-mundo

Nos últimos anos o cenário cervejeiro está mudando e isso graças a proliferação de consumidores mais exigentes, oferta maior de rótulos e estilos, profissionais da área mais capacitados e cursos para se profissionalizar.

kathia-e-alfredo

Quando falamos especificamente das “cervejas artesanais” ou “cervejas especiais”, ou qualquer que seja a nomenclatura, estamos nos referindo quase que necessariamente de cervejas com custo maior de produção e obviamente, com um valor final mais alto que as cervejas ditas de massa ou mainstream. Portanto uma das bases do crescimento do mercado de cervejas especiais, é a questão da educação cervejeira. A idéia é simples, o produto pode ter qualidade, ser diferente, e com sabores e aromas excepcionais, mas sem o mínimo de comunicação ou curiosidade do consumidores finais, não haverá venda.

Segue algumas dicas básicas para quem quer se ensinar ou produzir algum material educativo (cervejeiro). Peço desculpas se algumas são muito básicas, mas acredito que não seja só eu que vejo materiais/textos/vídeos, que com um pouquinho mais, ficariam ótimos:

Educador Cervejeiro

[su_tabs vertical=”yes”] [su_tab title=”TENHA COMEÇO, MEIO E FIM.“]

[/su_tab] [su_tab title=”SEJA INTERESSANTE, USE TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS“] kathia-zanatta

[/su_tab] [su_tab title=”PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS É FUNDAMENTAL“] apresentacao-plateia

[/su_tab] [su_tab title=”ENSINAR É APRENDER“] Ensinar é aprender em dois sentidos:

[/su_tab] [su_tab title=”ASSOCIAÇÃO E REPETIÇÃO“] sommelier-cerveja

[/su_tab] [su_tab title=”NEM TODO MUNDO VAI SE INTERESSAR“]

[/su_tab] [su_tab title=”PÓS-AULA”]

t [/su_tab] [/su_tabs]

Comentários finais:

Gostaria de aproveitar e agradecer a todos que estão contribuindo de alguma maneira com a educação cerveja no país. Hoje temos diversos profissionais contribuindo com cursos, blogs, podcasts, programas de rádio e televisão, livros, revistas e jornais, etc. Acredito que vale mencionar um agradecimento especial a nomes de profissionais que vêm fazendo diferença para o nosso amadurecimento no assunto. E para não ser injusto, desde já, peço desculpas a profissionais que merecem estar na lista abaixo, mas que eu tenha esquecido no momento que estou escrevendo este texto. Segue em ordem alfabética:

Alfredo Ferreira, Amanda Reitenbach, Bia Amorim, Bob Fonseca, Carolina Oda, Cilene Saorin, Fabiana Arreguy, Hebert Schumacher, Kátia Jorge, Kathia Zanatta, Márcio Beck, Maurício Beltramelli, Marco Falcone, Raphael Rodrigues, Ronaldo Morado, Ronaldo Rossi, Rene Aduan, Sady Homrich, Samuel Cavalcanti, Luiz Caropreso, José Raimundo Padilha.
[tab name=”Sobre o autor”]

Denny Ueda

denny uedaDenny Ueda é Beer Sommelier e mestre em estilos formado pela ABS Instituto da Cervejaalém de ter uma vasta experiência profissional no ramo cervejeiro. Já foi proprietário da loja virtual Estação Cerveja, trabalhou na Cervejaria EikBier como consultor de negócios, na Wtrends como coordenador de projetos e atualmente possui uma empresa de consultoria, treinamentos e prestação de serviços vinculados a cerveja, a Plan Beer. [/tab] [end_tabset]

#coluna cervejeira #denny ueda #profissões cervejeiras

/ Leia tambem

Lagunitas-Daytime session ipa no brasil
Educação Cervejeira

12 de setembro de 2025