Guia Completo – St Patrick’s Day 2018

Salve brejeiros, hoje vamos falar sobre a famosa comemoração de São Patrício, também conhecida como Saint Patrick’s Day, falaremos sobre a origem da festa um pouco sobre a história de São patrício e curiosidades, além de mostrar promoções especiais para esta data e onde comemorar este grande dia.

Origem

17 de Março é considerada a data da morte de São Patrício, Santo e patrono da Irlanda é conhecido por ter trazido a religião católica para o país.

Então surgiu no período cristão da Quaresma (Lent) a famosa comemoração do Dia de São Patrício ou em Irlandês Lá ‘le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig ou mesmo em inglês e mais conhecido no Brasil Saint Patrick’s Day.

Popularmente chamado de St. Paddy’s Day, ou simplesmente Paddy’s Day, é um feriado comemorado nacionalmente na Irlanda, e no Canadá é comemorado na ilhada de Montserrat.

Já no Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Nova Zelândia, Japão, Singapura, Rússia e no Brasil é amplamente celebrada, mas não é um feriado oficial.

Cor Verde

Na Irlanda o dia de São Patrício é comemorado em cidades grandes e pequenas, se assemelhando muito ao nosso carnaval, pois há desfiles de rua com fantasias verdes trevos pintados e fazem muita festa, as vezes chegam até a tingir rios ou córregos de verde.

O Trevo

Agora uma pergunta que sempre é feita, porque o trevo?

O símbolo da Irlanda e carrega uma história interessante.

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e com apenas 16 anos foi vendido como escravo para a Irlanda por saqueadores irlandeses, seis anos depois conseguiu fugir do cativeiro e foi estudar em um mosteiro em Gauls (na região da atual França), por 12 anos. Foi quando ele soube que sua “vocação” era tentar converter todos os pagãos na Irlanda para o Cristianismo. Foi então que dedicou sua vida a catequizar o povo e usou o trevo shamrock(três folhas) para explicar o mistério da Santíssima Trindade, pelo fato de suas folhas serem divididas em três e presas a um único caule, assim como Deus é uma entidade com três Pessoas e convenceu os reis celtas a se converterem ao catolicismo.

Desde então, a Irlanda adotou o trevo como símbolo nacional. A palavra shamrock provém da antiga língua gaélica e significa planta jovem de três folhas. Como os irlandeses a partir dai têm considerado trevos como símbolos de sorte, hoje pessoas do mundo todo seguiram esta mesma crença.

A cor verde

Ai você me pergunta, então o verde veio do trevo?

Não na verdade veio de outro símbolo da Irlanda. No século XIX, a cor verde passou a ser usada como um símbolo para a Irlanda, devido a ser conhecida como a Ilha Esmeralda, por ser uma região de bastante chuva e neblina, portanto é verde durante todo o ano. Cor da primavera, a bela paisagem verde foi provavelmente a inspiração para as cores nacionais.

A Cerveja e a Festa

st patricks beer st patrick´s

E onde a cerveja entra nisso?

Essa é fácil, em um País como a Irlanda, festa sem cerveja não é festa, e como se tornou uma festa popular por lá, cerveja não podia faltar e a canção “green beer”

O duende

duende saint patrick -st patrick´s

E porque sempre vejo um Duende como símbolo da comemoração, ele não é São Patrício?

Infelizmente não, este duende é o Leprechaun (Duende), muito provavelmente este símbolo veio do folclore celta, onde continha em sua cultura historias com fadas, homenzinhos pequenos e mulheres tinham o poder para servir a Deus ou ao diabo.

Inicialmente os duendes eram chamados de “lobaircin”, que significa “camarada de corpo pequeno”. No folclore celta, leprechauns eram almas excêntricas, responsáveis por consertarem os sapatos de outras fadas.

Muito se mudou da visão do leprechaun e hoje é visto como um homem de baixa estatura, paletó e cartola verde e uma longa barba ruiva. É traiçoeiro e faz de tudo para proteger o seu tesouro, um pote de ouro que se esconde no fim do arco-íris.

Entretanto, o duende nada tinha a ver com o dia religioso de St. Patrick. Em 1959, a Walt Disney Pictures lançou um filme, chamado em inglês Darby O’Gill & the Little People, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, bem diferente do homenzinho irritadiço do folclore irlandês, que foi logo assimilado à Irlanda em geral e ao dia de St. Patrick’s.

Onde Comemorar o St Patrick’s Day

Este espaço é reservado para cursos de cerveja e cursos e palestras ligadas ao meio cervejeiro. Cadastre um curso gratuitamente clicando aqui.

Próximos Eventos › St Patrick's Day

Carregando Eventos

Pesquisa e navegação de visualizações de Eventos

Navegação de visualização de Evento

  • Nenhum correspondente eventos listado em St Patrick's Day. Tente visualizar o calendário completo para obter uma lista completa de eventos.