Que a água é extremamente importante para a produção cervejeira não é novidade, afinal mais de 90% da nossa bebidinha sagrada é composta dela. Existe até aquela história antiga (que aliás precisa ser desmistificada caso você ainda acredite nela) de que a cerveja de Agudos é melhor que a da Jaguariúna por conta da água do local.
Ok, mas quando se trata de água para produção de cerveja, o buraco é um pouquinho mais embaixo. De fato a gente parte da premissa de que se a água é boa para consumo, é boa para produção. Eu mesmo, por alguns anos, não dei muita bola para a correção da minha água. Minha brejinha estava ali fazendo sucesso entre os familiares, tudo lindo e boa, mas quando você pensa em passar para um outro nível como cervejeiro não dá pra negar que a correção de água com certeza vai trazer ganhos incríveis para sua cerveja.
E é por este motivo que vou tratar aqui desse assunto em alguns vários artigos, afinal o assunto é bom e merece o destaque né?
Antes de mais nada, precisamos pensar na água como um ingrediente, assim como pensamos nos demais insumos. Quando falamos em lúpulo, não escolhemos por sua variedade, pelas regiões de cultivo ou no terroir dele? E o malte? Não selecionamos de acordo com sua malteação, torra, secagem, de onde ele veio ou mesmo seu número de fileiras?
Então por qual motivo com a água acabamos usando apenas como o líquido para cozinhar nossos maltes, misturar nosso lúpulo?
Se diferentes fontes de água possuem diferentes perfis químicos e benefícios, logo apresentam características sensoriais específicas, que podem ser adequadas para os mais variados estilos de cerveja.
Já pensou que legal seria se pudéssemos chegar em um brewshop e escolher uma água ideal para produzir uma Czech Pale Lager? Ou de repente, houvesse ali um exemplar magnífico de uma água de Burton, perfeita para a produção das nossas Pale Ales?
Bom, obviamente fica muito caro trazer a água de lugares tão distantes apenas para fazer nossa caseirinha, correto? E é por isso que a boa notícia é que podemos sim ter qualquer perfil de água, do mundo inteiro, apenas fazendo as correções necessárias com poucos (e baratos) sais.
E é disso que vou tratar nos próximos artigos da coluna Panela Caseira. Basta acompanhar aqui para você virar um expert no assunto (risos). Espero vê-los por aqui e aproveitem para enviar suas dúvidas cervejeiras!
Postei e saí correndo (pro bar). Até a próxima galera cervejeira!
Sobre o Autor
Ivan Tozzi é vencedor do Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017, transmitido pela TNT. Jornalista, sommelier de cervejas, cervejeiro da SacraMalte, fundador da Three Hills Cervejaria, metido a professor nas plataformas Rise Beer, BiaBier e Expresso Cervejeiro. Amante das panelinhas caseiras e um eterno apaixonado pelo glamour da fábrica.
Instagram: @ivantozzi74
No Comments