Salve Brejeiros!

Estivemos no último dia 26 de março no Mr. Beer, para experimentar 10 rótulos da mais nova cervejaria americana a desembarcar no país, a Epic Brewing.

Participamos do evento, que contou com a presença de profissionais da imprensa especializada e os responsáveis do Mr. Beer, que possui exclusividade na distribuição das cervejas, e da importadora responsável por trazer mais esse rótulo para o nosso mercado, a Tarantino Multibeer.

Abaixo, alguns vídeos do evento e nossas impressões dos exemplares apresentados:

1 – Pfeifferhorn Lager

Estilo: American Lager

Coloração amarela clara translúcida, com boa formação de espuma de média persistência. Aromas com presença de lúpulo cítrico, cereal e leve diacetil (aceitável para o estilo). Sabor com início amargo, refrescante e com leves notas de malte. Final curto e seco, com aftertaste levemente amargo. Carbonatação média-alta, com corpo baixo. Boa drinkability.

2 – Intermountain Wheat Beer

Estilo: American Wheat

Coloração amarela translúcida, com alta formação de espuma de longa persistência. Aroma cítrico, com notas de trigo (lembrando uma witbier) misturadas ao lúpulo utilizado, trazendo um conjunto ácido de aromas. Sabor equilibrado entre o cítrico dos lúpulos e o trigo, deixando a cerveja mais ácida, mas ao mesmo tempo refrescante. Corpo médio-baixo, carbonatação média-alta, com aftertaste mais ácido. Boa drinkability. Proposta diferente e bacana, belo exemplar.

3 – Cross Fever Amber Ale

Estilo: American Amber Ale

Coloração âmbar com reflexos alaranjados pouco turva, espuma de baixa formação, com média-baixa persistência. Aroma com notas de caramelo e forte presença dos lúpulos cítricos. Sabor começa doce e leve, com final amargo e cítrico que persiste no aftertaste. Saborosa e bem leve. Carbonatação média-baixa, corpo médio. Mais amarga que as amber ale tradicionais, mas equilibrada e leve.

4 – Capt’n Crompton’s Pale Ale

Estilo: American Pale Ale

Coloração âmbar claro pouco turva, com espuma de média-baixa formação e persistência. Aroma muito potente, com cheiro de lúpulo fresco (praticamente o aroma de um pellet de lúpulo), até extremo para o estilo. O sabor não segue o aroma, trazendo menos a potência dos lúpulos e deixando o malte caramelado equilibrar o amargor e o cítrico. Saborosa e equilibrada, com final longo e amargo. Carbonatação média-baixa , corpo médio com drinkability média.

5 – Copper Cone Pale Ale

Estilo: American Pale Ale

Coloração âmbar turva, com formação de espuma baixa de persistência baixa-moderada. Aroma potente de lúpulo cítrico fresco e floral, domina completamente o aroma. Sabor traz alto amargor, iniciando mais leve e maltado, com final e aftertaste totalmente amargo. Carbonatação média, corpo médio e drinkability baixa, devido a agressividade maior do lúpulo. Amargor alto para o estilo, pode desagradar aos menos fãs de amargor.

6 – Spiral Jetty Ipa

Estilo: American India Pale Ale

Coloração dourada brilhante, baixa formação de espuma com persistência média-baixa. Aroma novamente traz lúpulos frescos, dominando o aroma da cerveja, deixando apenas leves toques de caramelo ao fundo. Sabor amargo, com final e aftertaste pesando no lúpulo. Corpo médio-baixo, carbonatação média. Drinkability média, falta equilíbrio dos maltes, mas ainda sim é um bom exemplar de IPA.

7 – Hopulent Ipa

Estilo: Imperial IPA

Coloração âmbar claro turva, com espuma de formação e persistência média. Aroma traz notas de malte, toffee e o lúpulo em primeiro plano, mas com equilíbrio e espaço interessante para o malte. O sabor tem um início levemente doce, mas ao engolir o amargor domina, com final extremamente amargo, assim como o aftertaste, incomodando um pouco, até mesmo os mais “lupulomaníacos”. Álcool bem inserido (9%). Corpo e carbonatação média-baixa, com maior adstringência. Pesa demais no amargor, que incomoda e desequilibra a cerveja. Cerveja para os mais “dedicados”.

8 – Brainless Belgian-Style Golden Ale

Estilo: Belgian Golden Strong Ale

Coloração dourada translúcida, formação de espuma média-baixa, com persistência média. Aroma com muitos ésteres frutados, lembrando frutas amarelas, notas alcóolicas e picantes. Sabor condimentado e frutado, com força e presença alcoolica. Amargor leve, final longo. Carbonatação média-alta, com corpo médio. Cerveja mais “aderente” aos modelos típicos do estilo, sem adição maior de lúpulos.

9 – Galloway Porter

Estilo: Porter

Coloração marrom escuro com nuances avermelhadas, com formação baixa de espuma de média-baixa persistência. Aroma doce e forte, com notas de café, chocolate e torrado. Sabor segue o aroma, trazendo um dulçor alto para o estilo, com final mais tostado e aftertaste doce e torrado. Carbonatação e corpo média-alta, com boa drinkability. Um pouco doce demais, mas nada que estrague o conjunto. Muito saborosa e fácil de beber.

10 – 825 State Stout

Estilo: Oatmel Stout

Coloração marrom escuro com reflexos avermelhados, com formação baixa e média persistência da espuma. Aroma de chocolate, marshmallow queimado, castanhas e café. Sabor segue o aroma, mais equilibrada e menos doce, com final longo e torrado, aftertaste amargo e torrado. Carbonatação média com corpo médio-alto. Drinkability média-alta.

Impressão Geral: A Epic trás fortes influências da escola americana, com presença dos lúpulos cítricos e herbais, na maioria das vezes se sobressaindo aos demais elementos. Apesar disso, todas são muito bem feitas, equilibradas e refrescantes. A cervejaria possui bons rótulos que valem a pena serem provados.

As cervejas Epic já estão à venda com exclusividade nos pontos da Mr. Beer, com valores entre R$39,90 e 49,90, dependendo do rótulo.

Parabéns à Mr. Beer e a Tarantino pela parceria que possibilitou trazer mais esses belos rótulos para o nosso mercado e agradecemos o convite para o evento.

Cheers!