Sem categoria

Brejas da Semana – Brewdog + Mikkeller = I Hardcore You

A concorrência no mercado das macrocervejarias é intensa. Investimentos milionários em publicidade e propagandas criativas (e muitas vezes apelativas) são as armas para convencer o consumidor a escolher a cerveja, na maioria das vezes, em detrimento às demais concorrentes.

No caso das cervejarias artesanais, a concorrência é muito mais leal e saudável. Há quem diga que ela nem ao menos exista, e o sucesso de sua “concorrente” é em prol de algo maior: a paixão pela cerveja.

A colaboração entre os cervejeiros é comum, assim como a produção de cervejas em parceria. Algumas famosas microcervejarias como a Stone, Dogfish Head, 3 Floyds, Samuel Adams, Schneider e Brooklyn possuem em seu cartel belos rótulos, feitos “a quatro mãos”.

Uma dessas criações saiu da reunião de duas das melhores e mais criativas cervejarias da Europa, a escocesa Brewdog e a dinamarquesa Mikkeller. A ideia era unir duas cervejas das marcas, a “Hardcore IPA” e “I Beat You”, e criar um blend único entre elas, adicionando uma quantidade extra de amargor através de quatro dry-hoppings (lupulagem a seco). Quando se juntam duas Imperial IPAs desse gabarito o resultado não poderia ser outro.

Abaixo, nossa avaliação:

I Hardcore You

Aparência: Coloração âmbar escuro, com espuma bege de formação média e persistência alta.

Aroma: Lúpulo herbal, com notas cítricas remetendo a limão e maracujá. Notas de malte e caramelo ao fundo. Sente-se um pouco a presença alcóolica no aroma, com notas mais fortes na extremidade superior da taça, remetendo à rum. Aroma agradável e persistente.

Sabor: Início doce, com bela base de maltes e leve caramelo. Leve amargor ao engolir, com notas cítricas equilibradas pelo caramelado dos maltes. Final longo com mais amargo e aftertaste persistente. Nota-se a potência alcóolica no final da degustação, mas não assusta como se previa pelo aroma. Muito encorpada e saborosa. Equilíbrio incrível!

Tato: Nota máxima nesse quesito! Corpo denso e licoroso, mas sem tirar a facilidade da degustação. Adstringência baixa para o estilo. Carbonatação média e cremosidade na medida.

Geral: Cerveja fantástica! Apesar da pancada alcoólica e da presença forte do lúpulo, a drinkability é altíssima. Muito bem feita, encorpada, saborosa, sem deixar de trazer complexidade para o conjunto.

Nota geral: 4,2 de 5,0.

Aguardem nossos posts especiais de Natal.

Cheers!

 

 

Prev Next
No Comments

Deixe um comentário