Guia Completo Halloween

Está Chegando o Halloween e o Brejada não poderia ficar de fora desta festa, e para isto vai contar a origem do Halloween, falar sobre estilo e ensisar uma receita de cerveja pumpkin Ale, , além de dar uma sugestão de harmonização com uma receita no clima dessa festa.

Halloween – Receita Pumpkin Ale

Halloween – Origem

á 2.500 com origem celta era celebrada uma festa de chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos.Em uma tentativa da Igreja Católica de eliminar a festa pagã do Samhain, criou restrições devido a proximidade da data da festa de todos os santos e ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente e esta vigília chamava All Hallow’s Eve (véspera de Todos os Santos). Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween nome que foi modificado com o tempo e levado até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses(raízes celtas) no século XIX, ficou assim conhecida como “dia das bruxas”. Já a famosa abóbora conhecida do Halloween na verdade foi uma adaptação irlandesa da lenda de Jack o’lantern. Os irlandeses costumavam acender velas dentro de nabos como na lenda durante as festas do Dia-das-Bruxas. Quando foram aos Estados Unidos, no entanto, tiveram dificuldades para encontrar o nabo e o substituíram por abóboras, mais abundantes na região.

Já na cultura cervejeira a abóbora também tem sua importância, e é demonstrada em um dos estilos mais populares dos fãs de cervejas experimentais: a Pumpkin Beer.

Segundo a Brewers Association, uma Pumpkin Beer é qualquer cerveja que utiliza abóbora como adjunto, seja no mosto, na fervura, fermentação primária ou secundária. A base em que é utilizada a cerveja (estilo clássico) vai depender da criatividade do cervejeiro, mas geralmente varia entre uma American Amber Ale, Pale Ale, Standard Bitter, entre outros similares.

Nos Estados Unidos, o estilo é muito difundido desde a época dos colonos, e grandes cervejarias, como a Dogfish Head, Samuel Adams, Sixpoint e a Cigar City tem exemplares (na sua grande maioria, sazonais) em seu cartel.

No Brasil, o melhor exemplar disponível no mercado, em nossa opinião, é a Post Road Pumpkin Ale, da Brooklyn. Essa breja, que leva canela e noz moscada em sua composição, é uma bela opção para curtir o Halloween em grande estilo.

Abaixo, nossa avaliação para a Brooklyn:

Halloween – Dica de Harmonização

Para acompanhar esta obra cervejeira pensamos em uma receita que combina com a ocasião:

Torta Pumpkim jack o’ lantern

Ingredientes:

1 Abóbora tipo moranga com a superfície mais lisa e uniforme possível

 Massa

  • 1 pacote(s) de biscoito maisena triturado(s)

2 colher(es) (sopa) de manteiga derretida(s)

Recheio

  • 1 lata(s) de leite condensado
  • 400 gr de abóbora moranga cozida(s)
  • 3 unidade(s) de gema de ovo
  • 1/2 colher(es) (chá) de noz-moscada ralada(s)
  • quanto baste de sal
  • 1 colher(es) (sobremesa) de canela-da-china em pó

Preparação Abobora

Em primeiro lugar, lave e seque a abóbora. Corte a Abóbora ao meio e retire seu recheio, pegue uma faca e faça furos triangulares na parte superior da abóbora para desenhar os olhos.

Na parte inferior raspe desenhando o nariz e a boca, mas sem atravessar a abóbora

Cozinhe 400g do recheio da abóbora

Preparação da torta:

Massa

Coloque os biscoitos triturados na abóbora e acrescente a manteiga derretida misturando até virar uma farofa.
Aperte a farofa no fundo e nas laterais da abobora

Recheio

Bata tudo no liqüidificador e despeje sobre massa (não precisa pré-assar) e coloque no forno médio-alto por aproximadamente 40 minutos.Sirva gelada com chantilly se desejar.

Como dito anteriormente para ajudar na harmonização sempre intercale com um copo de água e pão para limpar o paladar.

Cheers e Happy Halloween!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.