Salve Brejeiros e Brejeiras, hoje especialmente as Brejeiras, pois hoje é o Dia Internacional da Mulher. Sendo assim vamos falar sobre a mulher e sua influência na história da cerveja, além de comentar exemplos de mulheres de sucesso no mundo cervejeiro.
Vamos começar pela história da cerveja, não se tem certeza exata de como foi criada, mas o que se sabe que há muitos indícios que mostram a mulher como possível inventora da cerveja ou senão papel importante nesta grande criação.
Mulher na Cerveja - História
Segundo a historiadora Jane Peyton, foram elas que descobriram as cervejas. Pesquisando sobre a história da cerveja, Jane Peyton percebeu que a mulher estava ligada a tudo que envolve o processo da bebida.
Na Mesopotâmia, Suméria, sociedades do norte da Europa e nos países nórdicos era papel da mulher supervisionar a preparação da cerveja. Entre os sumérios a cervejaria era a única profissão zelada por uma divindade feminina, a deusa Ninkasi.
Já no antigo Egito elas produziam cerveja e vendiam nas próprias tavernas para trabalhadores e estudantes.
No Japão por exemplo, onde o Sake é considerado a cerveja japonesa, a bebida foi descoberta por uma mulher ao azedar o arroz e desta fermentação surgiu o sake. Além disso o arroz utilizado posteriormente para esse fim só podia ser mastigado por mulheres virgens. A técnica durou até o início do século 20, em Okinawa. Em suma, elas eram as mestras cervejeiras das famílias.
Hildegard von Bingen
No mundo moderno muitas mulheres tiveram e tem papel importante no mercado cervejeiro, por exemplo Hildegard von Bingen (1098-1179), cientista, freira, cervejeira, poetisa e etc., foi a mulher que descobriu a utilidade do lúpulo para a cerveja!
Na época o lúpulo era cultivado em algumas abadias, mas não especificamente para o uso da cerveja. Mas dai um dia ela escreveu: “se alguém pretende fazer cerveja com aveia, deve prepará-la com lúpulo”. O lúpulo hoje na cerveja é essencial para uma maior duração e verdadeira paixão do chamados Hophead( viciados em lúpulo). Abaixo colocarei a lista de algumas mulheres que contribuem para nosso mercado cervejeiro.
Amanda Henriques
Obrigada querido 🙂
Kadu Mendes
=)
Lisa Torrano
Obrigada !!!!!!!!!!!!!!!! 🙂
Bruna Garcia
Aaaahhhh que demais!!
Juliana Behr
Uhuuuuuu ❤️