Sumô: Japas Cervejaria retorna com lançamento de uma Imperial IPA com Yuzu

A Japas Cervejaria retorna a produzir cervejas após um período de reestruturação, desta vez com parceria com a Cervejaria Dádiva e um novo lançamento: a Sumô, uma Imperial IPA marcada pela presença da fruta oriental Yuzu.

Japas Cervejaria – Sobre

 

Com pouco mais de três anos no mercado, a Japas chamou a atenção pela proposta de criar cervejas inspiradas em sabores orientais.
Durante esse tempo, a cervejaria que é formada por cervejeiras descendentes de japoneses, esteve presente em todas as regiões do país apresentando a Wasabiru, uma American Pale Ale com wasabi e a Matsurika, uma Bohemian Pilsener com pétalas de jasmim. Além de alguns lançamentos colaborativos com cervejarias no Brasil e no Japão.

Japas Cervejaria – Mudanças

 

A japas inicialmente era formada por Maíra Kimura (2 cabeças),  Fernanda Ueno( Colorado), Carolina Okubo( Invicta), Carolina Oda (Sommelier) e Yumi Shimada( Designer de rótulos). Logo após o primeiro lançamento da Japas Carolina Oda decide sair da sociedade e após mais alguns lançamentos houve uma pausa para reestruturação da cervejaria, nesta volta a Carolina Okubo também deixa a sociedade e desta vez  e a cervejaria segue na expansão dos rótulos fixos e também com intenção de lançamentos sazonais pela Cervejaria Dádiva.

Sumô – Imperial IPA com Yzu

 

as três sócias buscaram inspiração na grandiosidade do esporte sumô, mas que infelizmente tem pouco espaço para a mulher. “No Japão e no mundo, as esportistas somente podem lutar no Onna Sumô, uma espécie de categoria amadora, ou seja, não são consideradas profissionais. Vemos muito disso também em nossa profissão.” conta Fernanda Ueno.

Por isso resolveram criar uma  Imperial IPA. A receita é aromática, contém 8,8% de álcool e alto amargor, combinando os lúpulos Lemondrop e Ekuanot com o fruto Yuzu, um sabor muito presente na cultura oriental. “Resolvemos lançar a Sumô justamente para provar que nós mulheres também podemos produzir cervejas potentes e que não existe de forma alguma gênero para gostos. ” explica Maíra Kimura.

O design do rótulo O rótulo foi composto pela técnica da colagem e conta com a fruta no centro, simbolizando o formato redondo do ringue de Sumô. “Resolvemos optar por colocar também o kanji 女 que é usado para mulher ou para o gênero feminino” diz Yumi Shimada, designer e também sócia da marca.

 

Sumô Imperial IPA – Lançamento

 

Sobre o lançamento O evento acontecerá dia 16 de março (sexta-feira) no bar Empório Alto de Pinheiros, a partir das 19h. A bebida poderá ser acompanhada do prato especial Hibachi Steak, um filé mignon fatiado, com cebola e shitake salteados no molho teryaki e gergelim, acompanhado de aspargos e purê de batatas com wasabi. Endereço: rua Vupabussu, 305 – Pinheiros, São Paulo

O que é Yuzu?

Yuzu é uma fruta cítrica originária da China e cultivado principalmente no Japão, onde foi introduzido durante a Dinastia Tang. Também é chamado de Cidra do Japão ou Citrus Juno. Acredita-se que seja um fruto híbrido de tangerina com o Citrus ichangensis. Ele se parece um pouco com uma pequena toranja com casca irregular, e pode ser amarelo ou verde dependendo do grau de maturação. As frutas Yuzu, que são muito aromáticas, normalmente medem entre 5,5 e 7,5 centímetros de diâmetro, mas podem ser tão grandes quanto as toranjas (10 centímetros ou mais).

Sumô Imperial IPA Yuzu

Um dos poucos produtores de Yuzu no Brasil, Claudio Mitsuiki de Atibaia

O sabor do yuzu é ácido, lembrando o da uva, com um toque de tangerina. Raramente ele é comido como uma fruta normal, embora na culinária japonesa sua casca aromática seja usada para decorar alguns pratos. Seu suco seja normalmente usado como tempero, do mesmo modo que se usa o limão em outras cozinhas.

O óleo de sua casca é vendido como fragrância. Possui cheiro cítrico agradável com um tom floral. No Japão, tomar banho com yuzu no solstício de inverno é um costume popular. Os frutos inteiros são deixados flutuando na água quente do banho (às vezes dentro de uma bolsa) liberando seu aroma. A fruta também pode ser cortada pela metade, permitindo que seu suco cítrico se misture com a água do banho. Acredita-se que o yuzu-yu, ou banho de yuzu protege contra gripes, aquece o corpo e relaxa a mente. O óleo do fruto produz um efeito tônico que estimula o sistema circulatório e o sistema digestivo.

JOIN THE DISCUSSION