Retrato dos consumidores de cervejas 2022 – Pesquisa entra na fase final com recorde de respostas e desafios

Salve, brejeiros. O público tem até o dia 31 de agosto para responder a pesquisa e colaborar com os rumos do mercado cervejeiro nacional

A pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 superou as 2023 respostas da edição anterior em apenas oito dias. Além disso, chegou a todos os estados brasileiros. Porém, com pouco mais de dez dias para o término do período de envio das respostas, ainda existem desafios para serem superados, como aumentar a participação proporcional das regiões Norte, Nordeste e Sul, além do público feminino. A pesquisa é uma iniciativa do podcast Surra de Lúpulo, produzido e apresentado por Ludmyla Almeida (a @IPAcondriaca) e Leandro Bulkool, e tem a ousada meta de apresentar o mais completo levantamento de dados sobre o mercado cervejeiro nacional já produzido e contribuir com todo esse ecossistema. As respostas podem ser enviadas até o dia 31 de agosto pelo link: https://bit.ly/3cVCp2K 

Para Ludmyla Almeida, sommelière de cervejas formada pelo ICB, somente com informação o mercado cervejeiro conseguirá crescer de maneira sustentável. “O Brasil é muito grande e plural, e o hábito de consumo tem muita relação com a cultura local. Por isso investimos em comunicação, fizemos contato com cervejarias e cervejeiros do Brasil inteiro, estimulando a participação e a divulgação do link da pesquisa. Não nos contentamos só com as capitais, quanto mais respostas tivermos, mais conseguiremos ajudar a negócios como cervejarias, brewpubs, bares e lojas especializadas a tomarem decisões mais assertivas para o seu público”, explica Ludmyla.

Leandro Bulkool, um designer apaixonado por cervejas e estudante de antropologia do consumo, aponta que a pesquisa é para todos aqueles que bebem cerveja, e não somente para os consumidores de cervejas especiais. “Nós temos dois formulários no link da pesquisa. Um com dez perguntas para quem consome apenas as cervejas com maior distribuição e que conhecemos como normais, ou seja, Heineken, Brahma e Skol. Outro, um pouco maior, para quem, além dessas, também bebe artesanais”, reforça Leandro. 

Além dos dois idealizadores, a pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 tem em seu corpo técnico Lucas Fernandes, mestre em estatística pela UnB (2013) e sommelier de cervejas pelo Science of Beer (2022); Guilherme Oliveira, bacharel em sistemas de informação; e Roberto “Bob” Fonseca, jornalista, idealizador e realizador da pesquisa Melhores do Ano na Cerveja por 10 anos.

A pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 conta com os seguintes apoios: MyTapp, Bier Held, Fermenta Pessoas e Lamas Brewshop.