HEINEKEN CRIA PALCO SUSTENTÁVEL MOVIDO A ENERGIA RENOVÁVEL NO MECAINHOTIM 2022

Salve brejeiros, a Heineken vai instalar miniusina solar no museu para abastecer instalações da marca com energia verde. Festival acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto em Brumadinho (MG) 

MECAINHOTIM

Miniusina no MECAInhotim 2022

Usando a música como fio condutor dentro da plataforma de entretenimento e sustentabilidade Green Your City, a Heineken®, patrocinadora oficial do MECAInhotim, instalou uma miniusina sustentável no maior museu a céu aberto do mundo, possibilitando que as ativações da cervejaria no evento sejam movidas à energia verde. O festival acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto, em Brumadinho, Minas Gerais.

A estrutura, desenvolvida em parceria com a M.O.E., consiste em 28 placas fotovoltaicas que ocupam o espaço de 70m² na entrada do museu. Juntas, elas formam a usina que vai captar energia limpa e será conectada a geradores, abastecendo as ativações da marca, desenvolvidas em conjunto com Atenas: o Heineken Stage, palco onde DJs se apresentarão durante os três dias de festival. O espaço também conta com placas solares que geram energia e abastecem a instalação artística formada por plantas e luzes, fazendo com que o público sinta o movimento pulsante e vivo da natureza. Além do Heineken Stage, o Greener Bar também será totalmente abastecido por energia verde.

MECAINHOTIM

Além das iniciativas envolvendo energia verde, o pilar de circularidade da marca também será ativado, com a instalação de cinco máquinas de moagem de vidro para garantir a circularidade de todas as garrafas utilizadas durante o festival. 

O evento multicultural da plataforma MECA em parceria com o Instituto Inhotim tem a proposta de explorar os universos de música, arte, moda, tecnologia e conhecimento. Durante o MECAInhotim, a exuberância do parque botânico e das galerias de arte do Inhotim serão um destaque a mais, além da programação, diurna e noturna, com shows, talks e workshops.

“Por meio da nossa plataforma Green Your City, damos mais um passo na jornada de incentivar a reflexão sobre sustentabilidade, mostrando ao público presente em Inhotim a importância de pensar sobre os impactos que causamos no meio ambiente e como é possível viver de forma mais verde”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da marca da Heineken® no Brasil.

MECAINHOTIM 2022 – Programação

Pra fechar, a programação musical do Heineken Stage contará com os DJs Rafael Urenha e Lucio Ribeiro, também organizadores da Party Íntima, uma das mais lendárias festas da noite paulistana, que ao lado de Bright Clouds, Chiara Rodello, Garage Disco, Larys e Bota Rosa Treme, animarão o espaço.  

Foto: Rafael Urenha e Lucio Ribeiro – Party Íntima

Confira o line up do Heineken Stage

Sexta-feira (12)

– 17h às 19h – Bright Clouds 

– 19h às 21h – Chiara Rodello (@butebutebute)

– 21h às 00h – Garage Disco 

Sábado (13)

– 18h às 22h – Party Íntima (Lucio + Rafael)

– 22h às 23h – Playlist (Show Caetano)

– 23h às 00h – Larys 

Domingo (14)

-13h às 16h30 – Bota Rosa Treme (BH – Jambruna + Cordoval + Charlotte)

GREEN YOUR CITY – Heineken®

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão.  

Para seu lançamento, em novembro de 2021, a marca iluminou três capitais do país — SP, RJ e BH – com energia verde. Pontos icônicos das capitais, bares e restaurantes parceiros se juntaram para mostrar que as melhores noites são feitas com energia verde.  A iluminação é uma celebração aos compromissos sustentáveis da marca, e ainda uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja. Com isso, a Heineken® vai dando o tom de como pretende atuar daqui para frente, levando a sustentabilidade a cada iniciativa, em vivências que podem gerar reflexão e impacto positivo nas pessoas.   

Desde 2020, Heineken® anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023 em Jacareí (SP). Além da produção, a marca também anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes. 

Além disso, recentemente a Heineken comunicou suas quatro grandes metas de sustentabilidade até 2030:

  • Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia; 
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Micro Florestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Consciente: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo consciente. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

Sobre a M.O.E.

O Mercado de Energia Renovável vive um momento de grande crescimento, aceleração e desenvolvimento. A Geração Própria de Energia trouxe o assunto para a roda de conversa dos consumidores finais e com isso um maior interesse desses consumidores pelas empresas envolvidas. 

Uma melhor definição legislativa, o surgimento de novos players e muitos olhares voltados para este mercado, nos desperta a necessidade de pensar e agir de forma DIFERENTE, ampliando nossos horizontes para uma maior interação com as pessoas. 

Estamos em constante movimento e adaptação em nossos processos e plataformas para acompanhar o ritmo dessas mudanças. Entendemos que esse movimento deve ser acompanhado por uma modernização de nossa marca. 

Assim, a Orbis Energy nesse momento dá lugar para a M.O.E. – My Own Energy, uma empresa focada em facilitar o acesso à energia renovável. Com soluções em geração de energia até o contato direto com clientes finais trabalhando Customer Experience, visando a transformação de um mundo mais sustentável, com mais impacto positivo.

Sobre o MECA

O MECA é uma plataforma multicultural que nasceu em 2010 como um festival de música no Rio Grande do Sul e hoje está presente em cinco estados do Brasil (SP, RJ, MG e PE). Com a proposta de ser um radar da cena cultural nacional e internacional, hoje o MECA produz festivais imersivos e multiculturais, gera conteúdo em canais de mídia proprietários, além de conectar pessoas, marcas e iniciativas culturais em projetos especiais ao longo do ano inteiro. Em 2018, foram mais de 1.400 horas de programação cultural e musical distribuídas em cinco festivais e em eventos na sede do MECA em Pinheiros, como pocket shows, DJ sets, talks e markets. Mais de 35 mil pessoas passaram pelos eventos do MECA em 2018.

Sobre Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim exibe de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros, integrando arte, botânica, paisagismo, arquitetura e educação. Desde a abertura, em 2006, o Instituto tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, e já recebeu três milhões de visitantes.

Nos 140 hectares de visitação, o visitante encontra 23 grandes galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e outras 23 obras de grande escala. No campo botânico, o público tem a oportunidade conhecer espécies de todos os continentes, que integram uma coleção de cerca de 4,5 mil plantas – algumas delas raras e ameaçadas de extinção.