Estilo de Cerveja Stardard American Lager

American Lager (1B. BJCP)

ou Standard American lager é um estilo de cerveja de massa, considerado o mais produzido e consumido no mundo. Sua origem vem do estilo Pale Lager produzindo originalmente na Europa em meados do século 19, e chegaram aos Estados Unidos e ao Brasil com os imigrantes alemães. Estilo que casou muito bem com o clima tropical do Brasil, por serem mais leves que outras cervejas tradicionais européias, onde tendem a ser mais lúpuladas, amargas e alcoólicas. Neste estilo os adjuntos (cereais não malteados) já eram comumente utilizados, como arroz ou milho para cortar custos de produção e deixar a cerveja mais leve. Suas caracteristicas principais são: pouco aroma de malte,de lúpulo e da levedura, apresentam coloração que varia de palha a amarelo claro, transparente e com espuma branca.

standard-american-lager

O estilo se desenvolveu independentemente em vários países do mundo por conta do sucesso do estilo Pilsen da República Checa (como uma versão genérica mais barata e mais leve) e atualmente é produzido no mundo inteiro em larga escala. Geralmente os fabricantes utilizam erroneamente o nome pilsen a essas cervejas, pois nada tem a ver com o estilo Bohemian Pilsen e não ser puro malte ( cerveja sem adição de adjuntos). Nos EUA a lei seca teve um papel importante no crescimento deste estilo.

Impressão Geral(BJCP):

Uma lager muito clara, super carbonatada, de corpo leve e bem atenuada, com um perfil de sabor 2 muito neutro e de baixo amargor. Servida bem fria, eles podem ser muito refrescantes e saciadoras de sede.

Aroma:

Baixo a nenhum aroma de malte, que, se presente, pode ser percebido como granulado, doce ou milho. Aroma de lúpulo muito leve a nenhum, com uma presença condimentada ou floral. Embora um caráter de fermentação limpa é desejável, algumas características de levedura (particularmente um ligeiro frutado maçã) não é uma falha. Um leve DMS não chega a ser uma falha.

Aparência:

Cor amarelo pálido a amarelo médio. Espuma branca que raramente persiste. Muito límpida.

Sabor:

Relativamente neutro no palato com um final seco e fresco, com baixo a moderado-baixo sabor granulado ou de milho, o que pode ser percebido como doçura, devido ao baixo amargor.  Sabor de lúpulo baixo a moderadamente baixo, que pode ter uma qualidade floral, picante (condimentada) e herbal (embora raramente forte o suficiente para ser distinguido). O amargor do lúpulo é baixo para médio-baixo. O equilíbrio pode variar de ligeiramente maltado a ligeiramente amargo, mas é relativamente equilibrada. O alto nível de carbonatação pode acentuar a frescura de um final seco. Caráter limpo de uma fermentação lager.

Sensação de Boca:

Corpo de baixo a médio-baixo. Muito carbonatada, com um picor de gás carbônico que provoca ligeira coceira na língua. Comentários: Sabores fortes são uma falha. Em geral, são as cervejas que os bebedores de cerveja artesanal não esperam receber quando pedem uma cerveja nos EUA. Pode ser comercializado como Pilsner fora da Europa, mas não deve ser confundido com exemplos tradicionais.

História:

Apesar de, nos EUA, os imigrantes alemães produziram lagers inspirados por Pilsner tradicionais desde meados da década de 1800, o estilo moderno de American Lager foi fortemente influenciado pela proibição e a Segunda Guerra Mundial. As cervejarias sobreviventes consolidam, expandiram-se e promoveram fortemente um estilo de cerveja que caiu no gosto de uma grande parte da população. Durante décadas foi o estilo dominante de cerveja e, por isso, surgiram muitos rivais internacionais, que começaram a desenvolver produtos semelhantes para o mercado de massa suportada com campanhas publicitárias agressivas. Ingredientes Característicos: cevada de duas ou seis fileiras, com uma percentagem elevada (acima de 40%) de arroz ou milho como adjuntos.

Comparação de Estilos:

Com mais força, sabor e corpo que uma American Light Lager. Com menos amargor e sabor que uma International Lager. Com muito menos sabor, lúpulo e amargor que as tradicionais Pilsner européias.

Estatística Vital:

OG: 1040-1050 FG: 1004-1010 SRM: 2-4 IBU: 8-18 ABV: 4,2-5,3%

Exemplos Comerciais:

Brahma, Skol, Itaipava, Budweiser, Coors Original, Grain Belt Premium Lager, Miller High Life, Pabst Blue Ribbon, Special Export.

Tags: ,

No comments yet.

Deixe uma resposta