Kathia Zanatta

Kathia Zannatta é Mestre-Cervejeira formada pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha), sommelier de cervejas formada também pela Doemens Academy (Alemanha), engenheira de alimentos formada pela UNICAMP com MBA em Gestão Industrial – FGV, diretora e professora do Instituto da Cerveja Brasil e ABS-SP, além de sócia do clube de  assinatura de cervejas Clubeer.

kathia_zanatta_instituto

Biografia Profissional

2005

Kathia iniciou sua carreira  aos 21 anos, quando trancou a faculdade para estagiar na cervejaria Paulaner, onde trabalhou na área produtiva da cervejaria em Munique durante 1 ano.

2006

Ao voltar para o Brasil, Kathia concluiu a faculdade e começou a trabalhar no Grupo Schincariol (atual Brasil Kirin), desenvolvendo atividades relacionadas à qualidade do produto acabado e de suas matérias-primas, desenvolvimento de fornecedores, produção em micro-cervejarias e scale up para grandes plantas produtivas, R&D de Bebidas Não-alcoólicas e R&D de Cervejas, departamento onde atuou até dezembro de 2010.

2008

Em 2008, voltou para a Alemanha para cursar a Doemens Academy, nesta época o curso era ministrado apenas em alemão. Kathia foi uma das primeiras brasileiras, se não a primeira a se formar como sommelier com título Doemens. Também em 2008 se tornou-se degustadora oficial em concursos internacionais como o European Beer Star na Alemanha e World Beer Cup nos Estados Unidos.

Kathia Zanatta – Atualmente

Como Beer Sommelière, Kathia atua intensamente no universo zitogastronômico. Realiza constantemente apresentações e treinamentos e, conduz harmonizações com variados estilos de cervejas a proprietários de bares e restaurantes e suas brigadas, consumidores em geral, empresas e executivos. Também elabora Cartas de Cervejas e harmonizações de cardápios de restaurantes e bares mais sofisticados além de prestar consultoria para empresas, cervejarias e executivos relacionados direta ou indiretamente ao mundo cervejeiro.

Além disso, contribui para o desenvolvimento e amadurecimento da cultura cervejeira no Brasil, escrevendo artigos técnicos para sites e revistas relacionados à Tecnologia Cervejeira e Gastronomia. Faz parte do corpo docente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de São Paulo, contribuindo com a formação de Sommeliers de Cervejas no Brasil.

Resumo da Experiencia Profissional

  • Cervejaria Paulaner – Produção
  • Brasil-Kirin – Beer Sommelière – Produção e R&D
  • Degustador Oficial do World Beer Cup (EUA) e do European Beer Star (Alemanha)

Fontes

http://heinekenbrasil.com.br/?Curiosidades-Mulheres-cervejeiras

https://www.abs-sp.com.br/professores/p117/kathia-zanatta

https://www.institutodacerveja.com.br/professores/p109/kathia-zanatta

No comments yet.

Deixe uma resposta